Na última quinta-feira (01/09), equipes do SAMU de Patos de Minas atenderam duas ocorrências simultâneas envolvendo o resgate de um bebê engasgado e um trabalho de parto que acabou acontecendo dentro da própria ambulância do SAMU.
No primeiro caso, uma avó entrou em contato, pelo telefone 192, informando que o bebê, de pouco mais de um mês, havia se engasgado com o leite materno enquanto era amamentado pela mãe. No mesmo momento que a ambulância avançada do SAMU deslocava para o local, a equipe de regulação passava orientações para a avó realizar as manobras para desengasgar a criança.
Em menos de seis minutos, a equipe já estava na porta da residência e a avó havia conseguido desengasgar o garotinho. Segundo a equipe que realizou o atendimento, ao chegar no local, o médico avaliou a criança e ela foi liberada para os familiares, não sendo necessário levá-la ao atendimento hospitalar.
Na mesma hora, uma ambulância básica do SAMU foi até o bairro Nova Floresta para atender uma grávida em trabalho de parto. Porém, no caminho, ainda no mesmo bairro, os socorristas tiveram que parar o veículo para realizar o parto da bebê. A menina nasceu bem.
Mãe e filha foram encaminhadas para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). No entanto, o atendimento não pôde ser realizado devido à falta de pediatra. A equipe do SAMU, então, levou a criança para a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. Ambas passam bem.
Fonte: Igor Nunes