Empresário patense aponta alta na taxa de juros como fator principal da queda nas vendas de veículos novos

Geraldinho da Facilita também falou sobre a expansão imobiliária em Patos de Minas
Foto: Amanda Marques

Nesta terça-feira (28/03), o comércio de veículos e a expansão imobiliária em Patos de Minas foi o assunto em destaque do DEBATE 98. O programa recebeu a presença do empresário Geraldo Gontijo de Lacerda, mais conhecido como Geraldinho da Facilita. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos, e contou também com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

A oscilação no mercado de veículos foi o primeiro tema abordado pelos membros da bancada e pelo convidado. Na oportunidade, Geraldo Gontijo esclareceu que a incerteza acerca da política econômica do novo governo federal gerou um retração neste ramo nos dois primeiros meses de 2023, porém, já houve uma melhora em março relativa a fevereiro. No entanto, o empresário ressaltou que para a Facilita foi um período bom.

“Patos tem um diferencial de mercado. […] Hoje nós temos que buscar um diferencial para o mercado, porque a coisa não está fácil. O pessoal está com muitas dúvidas [sobre a] nossa política econômica. Temos buscado, para sobressair nisso daí, parcerias com bancos”, explicou Geraldinho, reforçando como essa estratégia ajuda na negociação.

O convidado também apontou a alta na taxa de juros como fator que influencia fortemente da queda nas vendas de veículos novos. Segundo o empresário, boa parte dessa frota é financiada, o que dificulta a saída desses automóveis em números mais expressivos. Já os seminovos também foram afetados, mas não tanto, sendo mais procurados atualmente.

Citando uma experiência própria, Geraldinho fez um alerta aos consumidores que pretendem comprar veículos novos, seminovos ou usados. Ele enfatizou a necessidade de jamais pagar o automóvel com dinheiro em espécie e/ou em nome de terceiros para evitar cair em golpes.

A dificuldade que Patos de Minas estava enfrentando para emplacar veículos e realizar vistorias, a expansão imobiliária da Capital Nacional do Milho para além do Rio Paranaíba e de rodovias, e o Plano Diretor para tratar do trânsito da cidade também estiveram em pauta no programa desta terça-feira (28/03).

Confira o DEBATE 98: