Edilson Guimarães, radialista e advogado morre em Patos de Minas

Ele estava internado no hospital desde 7 de janeiro.

Um dos grandes nomes do rádio regional, Edilson Guimarães morreu na madrugada desse sábado (04/02). Ele estava internado desde início de janeiro no Hospital Vera Cruz em Patos de Minas e sofreu uma parada cárdio respiratória. Edilson chegou a ficar por vários dias na UTI para tratamento de uma insuficiência hepática e renal aguda, mas de acordo com boletins médicos se recuperava bem e chegou agora no final de janeiro a ser desentubado e transferido para um quarto. O velório está acontecendo na Funerária Bom Pastor e o sepultamento será às 16:00hs no Cemitério Municipal de Santa Cruz.

EDILSON PEREIRA GUIMARÃES tinha 59 anos teve uma passagem marcante pelo Sistema Clube, onde iniciou suas atividades em 1992 até 2004. Criou e apresentou o programa na FM LIBERDADE – “Acontece” e se destacou nos departamentos de esporte e jornalismo da Rádio Clube. Foi responsável pela dinamização deste ultimo graças ao seu método de trabalho, agindo com seriedade e responsabilidade, à frente de uma equipe de repórteres.

O programa jornalístico que comandava a partir de 9 horas da manhã se iniciava, na verdade, bem mais cedo, com reuniões, em que as pautas do dia eram discutidas, elaboradas e definidas. O objetivo era levantar os principais assuntos, especialmente de Patos de Minas e região, para serem levados ao ar, com correção e credibilidade.

Com a entrada no ar do RÁDIO VERDADE, iniciou-se a era dos programas essencialmente jornalísticos, ficando a seleção musical para horários específicos. Edilson cuidava da produção e apresentação do programa, como âncora, tendo a participação do repórter Otaviano Marques e do saudoso Hamilton Fonseca (Trovão), entre outros.

Foi o programa que inspirou, posteriormente, a criação do “Clube Notícias” e do “Radar”, que retornou à programação da Rádio Clube com outra configuração.

A narração de Edilson Guimarães, no esporte, foi brilhante. Com o epíteto de “o narrador alegria do povo”, envolvia a todos com a sua maneira de transmitir futebol, com objetividade, voz marcante e o relato em cima do lance. Colocava a mesma emoção nos jogos de URT e Mamoré e equipes amadoras. Estava pronto para cumprir as escalas, dividindo as narrações com Adamar Gomes e Geovane Machado.

Sem dúvida, um grande profissional que passou pelos microfones da Rádio Clube com a sua marca, destacando-se no jornalismo e na equipe de esportes.

Além de advogado, Edilson Guimarães apresentava o Jornal da Manhã Patos, na rádio Jovem Pan. Casado, ele deixa a esposa Alda, as filhas Cinthya e Maria Clara Guimarães.

O Sistema Clube se solidariza com a família, amigos e companheiros de trabalho.

Fonte: Livro de Adamar Gomes: “Rádio Clube: 70 anos e suas histórias”, lançado nas comemorações dos 70 anos da Rádio Clube de Patos, em 2010.