Ouça ao Vivo:

Alerta de Fake News: eleitor não terá voto anulado se votar em um candidato para presidente e em branco para outros cargos

O texto divulgado no WhatsApp mente ao dizer que a Justiça Eleitoral anula o voto quando é escolhido somente o candidato para presidente e os demais votos para os outros cargos eletivos forem "em branco"

Voltou a circular, nesta segunda-feira (9), principalmente no WhatsApp, uma desinformação que já foi espalhada em 2018. O texto mente ao dizer que a Justiça Eleitoral anula o voto quando é escolhido somente o candidato para presidente e os demais votos para os outros cargos eletivos forem “em branco”.  A desinformação argumenta falsamente que todos os votos seriam então anulados, porque estaria configurado um suposto “voto parcial”, inexistente no sistema eleitoral brasileiro.

No caso hipotético sugerido pela desinformação, o cômputo do voto válido para presidente da República não ocorreria, pois, os votos “em branco” dados aos demais cargos invalidariam o voto dado para presidente.

A urna eletrônica contabiliza de forma independente o voto digitado em cada cargo eletivo, como determina o artigo 61 da Lei 9504/1997 (Lei das Eleições).

O voto poderá ser exercido sem restrições como a escrita na mensagem, que sugere falsamente a existência do “voto parcial”. Neste ano, cada eleitora e eleitor irá votar para cinco cargos eletivos: deputado federal, deputado estadual, senador (uma vaga), governador de estado e presidente da República. 

Veja a íntegra do texto da Fake News que circula no WhatsApp:

“Só um aviso aqui, galera. Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral. Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignado, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado. Logo, vamos ficar esperto. repassem a todos.”

Economia aquecida mantém Minas entre os líderes na geração de empregos em 2026

Nos últimos anos, Minas ultrapassou a marca de 1 milhão de empregos formais, e já acumula 1.042.395 empregos gerados desde 2019. O Estado alcançou a menor taxa de desemprego da história, de 3,8%, registrada no quarto trimestre de 2025, e conquistou o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) já registrado no estado, acima da média nacional. Os indicadores consolidam um ciclo de crescimento sustentado, com reflexos diretos na qualidade de vida da população.

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>