Diabéticos devem ter mais cuidados em dias quentes e temperaturas elevadas

A preocupação com a hidratação e com a alimentação é ainda mais importante durante esse período

De modo geral, todos precisam manter certos cuidados em épocas de calor. Mas é importante dizer que pacientes com diabetes precisam adotar uma rotina ainda mais cautelosa, pois o calor extremo pode ser especialmente prejudicial para eles.

Sobre esse assunto, a equipe do Clube Noticia falou com a Dra. Karina Alvarenga, ela que é endocrinologista e pós graduada em nutrologia. Confira:

A preocupação com a hidratação e com a alimentação é ainda mais importante, porém os diabéticos devem escolher bem a bebida e a comida que vão repor os nutrientes perdidos com o calor.

O cuidado vale também para os sucos de frutas naturais, isso porque algumas frutas têm maior quantidade de açúcar.

Em relação a medicação, deve ter alguns cuidados também, como não deixar a medicação em locais com exposição direta ao sol ou que possam aquecer demais, sem exposição direta ao sol.

A insulina, quando está a ser utilizada, deve ser conservada a temperaturas inferiores a 25 – 30ºC. Se a temperatura ambiente estiver mais elevada, pode ser necessário colocá-la numa mala/bolsa térmica refrigerada. Não utilize a insulina se o líquido apresentar alterações da coloração ou partículas em solução.