Ouça ao Vivo:

Dia Mundial de Combate à Raiva alerta a população quanto à importância da prevenção da doença

A raiva mata e a vacinação é o único método de prevenção
Foto: divulgação/Epamig

Nesta quinta-feira (28/09) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Raiva, data que é marcada pela conscientização e alerta à população e produtores rurais sobre a importância da vacinação de animais de produção contra a doença, que também afeta humanos.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo animais rurais, cães, gatos, raposas, macacos e morcegos. A raiva mata e a vacinação é o único método de prevenção para os rebanhos.

No caso de qualquer contato com um animal infectado ou suspeito, é de extrema importância buscar atendimento médico imediato, uma vez que o tratamento precoce com o soro antirrábico pode ser vital para a sobrevivência.

Produtores rurais

Neste ano, no primeiro semestre, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebeu a declaração da vacinação de 4.029.495 bovinos no estado. Apesar do aumento do número de animais declarados como vacinados, em comparação com o ano anterior, o número de declarações recebidas ainda é baixo, já que o estado possui cerca de 25 milhões de bovinos.

O preenchimento anual da Declaração de Vacinação contra a Raiva junto à Atualização de Rebanhos contribui para um monitoramento da doença e fortalece a resposta e gestão em focos de raiva.

Ao seguir as diretrizes sanitárias, os produtores contribuem para o controle eficaz desta doença, que pode também acometer os humanos, além de preservar e manter a saúde do seu próprio rebanho.

Declaração e atualização

A declaração e a atualização anual da vacina contra a raiva nos rebanhos de Minas Gerais são procedimentos obrigatórios para garantir o monitoramento e a vigilância ativa da propagação da doença.

A declaração do imunizante contra a raiva nos rebanhos consiste em informar ao IMA que os animais foram vacinados contra a raiva.

A vacinação deve ser feita anualmente para garantir que os animais permaneçam protegidos contra a doença. Esse processo é fundamental para manter a proteção contínua dos animais contra a raiva, uma vez que a imunidade conferida pela vacina tende a diminuir com o tempo.

Para declarar a vacina contra a raiva, os proprietários de animais de produção devem atualizar seus rebanhos pelo Portal do Produtor no site do IMA, procurar uma das unidades do instituto, ou realizar a entrega do formulário preenchido, juntamente com o documento de identificação, por e-mail, ao escritório do IMA onde a propriedade está cadastrada.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>