A semana do meio ambiente começa com uma grande notícia para o Alto Paranaíba. Em solenidade realizada nesta segunda-feira (06), em Belo Horizonte, o presidente do CISPAR, prefeito de Carmo do Paranaíba, César Catano de Almeida assinou acordo de adesão para recebimento de recurso no valor de R$ 16,9 milhões, para implantação da usina de triagem de resíduos sólidos. O recurso é fruto de uma parceria entre Governo de Minas e Ministério do Meio Ambiente, para destinação ambiental de multas aplicadas em relação ao desastre da mineradora Vale, em Brumadinho. A cerimônia teve a presença do Governador Romeu Zema e do Ministro Meio Ambiente, Joaquim Leite, além do ex-presidente do CISPAR, o prefeito de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis e o presidente da AMAPAR, Luís Eduardo Falcão.
A usina de triagem será implantada em Patos de Minas, na região da Serrinha, em área cedida pelo município. A unidade atenderá oito municípios do Alto Paranaíba, com capacidade de processamento de mais de 350 toneladas dia, recuperando até 70% dos resíduos, gerando receita e créditos de reciclagem para o consórcio e agentes de reciclagem. Além da usina mecanizada, o CISPAR será contemplado pela SEMAD, com a elaboração de projeto de estruturação de concessão de sistema de coleta, transporte, tratamento e destinação final Resíduos Sólidos Urbanos.
Em outra frente, prefeitos do CISPAR seguem avaliando propostas de concessão pública para realizar também o tratamento dos resíduos sólidos. A proposta é resolver um passivo ambiental dos municípios em relação aos resíduos não recicláveis, trazendo a possibilidade de retorno de recursos seja através de créditos de carbono, ICMS ecológico ou mesmo com a comercialização dos subprodutos gerados a partir do tratamento, dentre eles, a energia limpa.
Ascom: Cispar