Nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, celebra-se o Dia do Radialista, que homenageia os profissionais que dão voz à informação, à música, ao entretenimento e à cultura por meio do rádio, um dos meios de comunicação mais tradicionais e acessíveis do país.
A data foi instituída oficialmente em 2006, por meio da Lei nº 11.327, em homenagem ao aniversário de nascimento de Ary Barroso, compositor, músico e também radialista consagrado, autor de clássicos da música brasileira como Aquarela do Brasil.
Antes disso, o dia era comemorado em 21 de setembro, data que se refere à criação da lei que fixava o salário base para os profissionais da comunicação, em 1943, durante a Ditadura do Estado Novo, comandada pelo presidente Getúlio Vargas.
Com a nova lei, manteve-se o reconhecimento aos profissionais que atuam tanto na locução quanto na técnica, produção, reportagem e demais funções que fazem o rádio chegar diariamente aos ouvintes.
Mais do que uma celebração, o Dia do Radialista destaca a importância do rádio como ferramenta de comunicação democrática, presente em todas as regiões do Brasil e fundamental na formação da opinião pública, na divulgação de notícias e na valorização da cultura local.
Como forma de homenagear os profissionais do Sistema Clube, nossa reportagem entrevistou os radialistas Adamar Gomes, Deyse Limma e Mário Júlio, que tiveram a missão de representar os comunicadores das emissoras Rádio Clube 98, 99 FM e FM Liberdade.
Confira a Reportagem da Rádio Clube 98:







