Dezembro Laranja: Avaliações dermatológicas são realizadas durante mutirão na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas

Uma enorme fila se formou do lado de fora com pessoas interessadas em realizar os exames gratuitos.

A boa presença de pessoas interessadas em fazer o exame dermatológico surpreendeu a organização da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. Teve gente que chegou bem cedo, antes mesmo das 6 da manhã aguardando na fila. A entrada começou as 8:00hs com distribuição de senhas. O atendimento começou as 9:00hs e a previsão é de fosse até as 15:00hs.

Aberta ao público, a ação que foi gratuita, contou primeiro com orientações através de uma mini palestra e depois o encaminhamento para  avaliações dermatológicas e procedimentos, caso necessário. Um grupo de 15 médicos voluntários se apresentaram para o trabalho no mutirão. Em 2018, a campanha atendeu mais de 200 pessoas, em 2023, os atendimentos no dia foram o dobro.

Seu Arnaldo Viana e a esposa, aproveitaram a oportunidade de fazer a avaliação. “Nós estamos preocupados porque temos algumas manchas na pele que foram aparecendo ao longo dos anos. Estou aproveitando essa oportunidade para o médico fazer uma avaliação. Vou torcer para não ser nada, mas pra ficar tranquilo”, disse.

Em entrevista ao jornalismo da Rádio Clube98 e Portal Clube Noticia, a médica dermatologista Nara Nunes, uma das idealizadoras do mutirão, o Câncer de pele é um dos maiores em nível de incidência no Brasil, onde temos praticamente a incidência de raios solares praticamente o ano todo. “O brasileiro se submete a exposição solar constantemente, mas não se preocupam em se proteger, o que é um erro”, disse.

A ação foi alusiva à campanha Dezembro Laranja, relacionada à prevenção ao câncer de pele, e idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) onde se intensifica a missão de conscientização sobre o câncer de pele no Brasil. De acordo com dados, o país registra milhares de novos casos anualmente, o que reforça a necessidade urgente de informação e prevenção.

A campanha de 2023, busca enfrentar esse desafio promovendo a importância da detecção precoce e incentivando a população a conhecer os sinais da pele. O câncer da pele é o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. Para facilitar o acesso a este diagnóstico, em 2023, a campanha Dezembro Laranja oferecerá mais uma vez atendimentos em diversas cidades do Brasil.