A boa presença de pessoas interessadas em fazer o exame dermatológico surpreendeu a organização da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. Teve gente que chegou bem cedo, antes mesmo das 6 da manhã aguardando na fila. A entrada começou as 8:00hs com distribuição de senhas. O atendimento começou as 9:00hs e a previsão é de fosse até as 15:00hs.
Aberta ao público, a ação que foi gratuita, contou primeiro com orientações através de uma mini palestra e depois o encaminhamento para avaliações dermatológicas e procedimentos, caso necessário. Um grupo de 15 médicos voluntários se apresentaram para o trabalho no mutirão. Em 2018, a campanha atendeu mais de 200 pessoas, em 2023, os atendimentos no dia foram o dobro.
Seu Arnaldo Viana e a esposa, aproveitaram a oportunidade de fazer a avaliação. “Nós estamos preocupados porque temos algumas manchas na pele que foram aparecendo ao longo dos anos. Estou aproveitando essa oportunidade para o médico fazer uma avaliação. Vou torcer para não ser nada, mas pra ficar tranquilo”, disse.
Em entrevista ao jornalismo da Rádio Clube98 e Portal Clube Noticia, a médica dermatologista Nara Nunes, uma das idealizadoras do mutirão, o Câncer de pele é um dos maiores em nível de incidência no Brasil, onde temos praticamente a incidência de raios solares praticamente o ano todo. “O brasileiro se submete a exposição solar constantemente, mas não se preocupam em se proteger, o que é um erro”, disse.
A ação foi alusiva à campanha Dezembro Laranja, relacionada à prevenção ao câncer de pele, e idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) onde se intensifica a missão de conscientização sobre o câncer de pele no Brasil. De acordo com dados, o país registra milhares de novos casos anualmente, o que reforça a necessidade urgente de informação e prevenção.
A campanha de 2023, busca enfrentar esse desafio promovendo a importância da detecção precoce e incentivando a população a conhecer os sinais da pele. O câncer da pele é o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. Para facilitar o acesso a este diagnóstico, em 2023, a campanha Dezembro Laranja oferecerá mais uma vez atendimentos em diversas cidades do Brasil.