Nesta quinta-feira (08/12), a violência contra a mulher em Patos de Minas, no estado e no Brasil esteve entre os assuntos em destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença da titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e da Delegacia de Orientação e Proteção a Família, Tatiana Carvalho Paiva. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho e José Afonso. O bate-papo também recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.
Na oportunidade, a delegada falou sobre os quatro feminicídios registrados em Patos de Minas, além de outras quatro tentativas e diversas ocorrências de lesões corporais e ameaças. “Pra gente ter uma ideia, esse ano já fizemos 260 pedidos de medida protetiva”, completou Tatiana Carvalho.
A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher destacou a importância de denunciar supostas situações de violência doméstica. Na oportunidade, Tatiana Carvalho Paiva destacou a necessidade de observar sinais de possíveis relacionamentos abusivos.
Os protocolos de atendimento na delegacia de Orientação e Proteção a Família também estiveram entre os assuntos em destaque no DEBATE 98. A delegada ressaltou a importância de um atendimento acolhedor, humanizado e respeitoso em relação a cada caso registrado.
De forma muito didática, a delegada explicou as formas anônimas de denunciar casos suspeitos de violência doméstica. De acordo com Tatiana, o cidadão pode denunciar anonimamente pelo 180 ou por meio da Polícia Militar no 190. A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher está localizada na Rua dos Carajás, 461.
A importância de trabalhos preventivos desenvolvidos pela Rede Patos, principalmente envolvendo as escolas, como forma de educação permanente e formação de futuros adultos conscientes, também esteve entre os assuntos em discussão nesta quinta-feira (08/12).
Confira o DEBATE 98 na íntegra: