Confira o que abre e fecha no Carnaval em Patos de Minas

A Prefeitura de Patos de Minas decretou pontos facultativos nos dias 28/2 e 1°/3.
Foto: Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação

Com a aproximação do Carnaval, o Clube Notícia reuniu o horário de funcionamento de alguns serviços importantes em Patos de Minas.

A Prefeitura de Patos de Minas decretou pontos facultativos nos dias 28/2 e 1°/3, confira o que abre e o que fecha na Capital do Milho nas próximas segundas e terças-feiras.

Serviços Municipais que ficam abertos:

Serviços MunicipaisHORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA (28/2 e 1°/3)
Upa24h
Centro de Enfrentamento à Covid-197h às 19h
Parque do Mocambo6h às 18h
Cemitério07h às 18h
Coleta de lixoOcorre normalmente nos dois dias

Comércio

Já em relação ao funcionamento do comércio em Patos de Minas, conforme definido na convenção coletiva, na próxima segunda-feira (28/02) será comemorado o Dia do Comerciário, as empresas que optarem por funcionar podem abrir novamente desde que pague horas extras aos funcionários conforme acordado na convenção. Na terça-feira (1º/03) o funcionamento é livre, porém muitas empresas poderão optar por fechar para compensar o banco de horas acumulado pelo colaboradores durante o horário de Natal, por exemplo.

Bancos:

Agências bancárias em todo o país têm nesta sexta-feira (25) o último dia de atendimento ao público antes do carnaval. Elas ficarão fechadas na segunda (28) e na terça- feira (1). O expediente será retomado a partir das 12h na Quarta-feira de Cinzas (2), com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Hemonúcleo de Patos de Minas

O Hemonúcleo de Patos de Minas funcionará das 7h às 11h na segunda-feira (28) e na quarta-feira (02/03). O funcionamento tem o objetivo de estimular candidatos e doadores a colaborarem para aumentar os estoques de sangue de Minas Gerais.

No momento, os estoques passam por quedas expressivas em todos os tipos sanguíneos, principalmente nos tipos O positivo, O negativo e A negativo.

É importante lembrar que, além de atender à demanda de sangue dos hospitais nas urgências e emergências, cirurgias e transplantes, a Fundação Hemominas precisa ter os estoques regularizados para atender pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias – como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas – que precisam, constantemente, de receber transfusão de sangue e hemocomponentes.

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário:

•          estar em boas condições de saúde;

•          ter entre 16 e 69 anos;

•          pesar mais de 50 kg;

•          estar bem descansado no momento da doação;

•          estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;

•          não ingerir bebida alcoólica  12 horas antes da doação;

•          não ter sido exposto a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

•          não ter tido hepatite após os 11 anos;

•          para os que aplicaram piercing, tatuagem, sobrancelha definitiva, botox, é necessário esperar 12 meses;

•          Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Consulte aqui todas as condições e restrições para doação de sangue.

A doação pode ser agendada on-line ou pelo MG App – Cidadão. Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para ser atendido. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

UAI

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) não terão expediente nos dias 28/2, 1/3 e 2/3, em razão do Carnaval. Os atendimentos em todas as unidades serão retomados na quinta-feira (3/3).