Corpo de Bombeiros ministra treinamento para profissionais do SAMU, na sede do 12º BBM

Capacitação foi voltada para atendimento pré-hospitalar de paciente com trauma

Nas últimas quinta e sexta-feira, 02 e 03 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros ministrou treinamento de atendimento pré-hospitalar de paciente com trauma para 51 funcionários do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada do Noroeste (CISREUNO).

A capacitação foi conduzida pelos bombeiros militares: Sargento Melo, Cabo Adryele e Cabo Mendes. Participaram do treinamento médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores do SAMU em Patos de Minas.

O treinamento abordou os seguintes temas:

• avaliação da cena;
  • avaliação primária e secundária do paciente com trauma;
  • restrição do movimento da coluna;
  • imobilizações de fraturas;
  • retirada de capacete;
  • contenção de hemorragias; e
  • técnicas de extração de vítimas em veículos acidentados.

Os funcionários foram divididos em duas turmas e o treinamento teórico-prático teve carga-horária total de oito horas/aula. Esse treinamento corrobora a importância da integração das instituições para prestar o melhor atendimento possível para a população.