Rompimento da válvula de segurança de botijão, mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas

Os próprios funcionários conseguiram apagar as chamas utilizando um extintor

Na manhã deste sábado (15-04), o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado via 193 por funcionários de um restaurante relatando incêndio em botijão de gás na cozinha do estabelecimento.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros deslocou imediatamente para o local no caminhão de combate a incêndios, acompanhada pela equipe de salvamento e da ambulância de resgate.

Chegando ao local, os bombeiros verificaram que os próprios funcionários haviam conseguido apagar as chamas no botijão utilizando um extintor de pó tipo ABC existente na cozinha.

Não houve danos e nem feridos. Após conversa com os funcionários, e avaliação do local, ficou constatado que o fogo ocorreu em um botijão de gás quase vazio, o qual não estava sendo usado e nem estava conectado em nenhum equipamento.

Segundo informações, os botijões costumam ficar armazenados em outro local, porém, este acabou ficando dentro da cozinha próximo ao forno.

Possivelmente com o aquecimento do forno, a temperatura do botijão aumentou resultando no rompimento da válvula de segurança ocorrendo o vazamento de gás e o incêndio.

Enquanto um funcionário acionou o Corpo de Bombeiros, outro pegou o extintor de incêndio e conseguiu apagar o fogo. Em seguida o botijão de gás foi retirado e levado para um local aberto e arejado.

Dica de segurança:

O sistema de prevenção contra incêndio e pânico existentes nas edificações como restaurantes, hospitais, escolas, edifícios residenciais, boates, etc, é muito importante para garantir a segurança das pessoas.

Um dos componentes mais conhecidos deste sistema é o extintor de incêndios, que é dimensionado para uso nos momentos iniciais do incêndio, ou seja, no princípio do incêndio, quando o fogo ainda permite a aproximação e combate sem a necessidade muitos recursos ou equipamentos de proteção.

O uso do extintor é muito eficiente nos momentos iniciais do incêndio, porém tem que ser aplicado o mais rápido possível, por alguém que esteja presente no local e que consiga usar o equipamento, antes que o incêndio aumente e ultrapasse a capacidade do extintor.

Outra situação muito importante é ligar imediatamente para o corpo de Bombeiros em caso de incêndios, mesmo que já tenha alguém tentando combater as chamas com o extintor.

Esta iniciativa é importante porque garante a mobilização e o deslocamento rápido das equipes para o local e caso o incêndio não seja debelado com o extintor, as equipes estejam no local o mais rápido possível para dar sequência ao combate.