Todos tem papel fundamental e importante na luta contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e Zika vírus. Por isso, os moradores precisam receber bem o agente de epidemiologia e deixá-lo entrar em suas casas para que possa identificar possíveis focos e passar as orientações necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Daniele Nunes Coordenadora do Programa Municipal de Dengue de Patos de Minas ressalta a importância de receber os agentes de saúde.
“Os agentes de saúde que executam as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti estão uniformizados e identificados com crachá. Caso o morador tenha receio, pode ligar para a Secretaria de Saúde do Município, (034)3822-9755 para confirmar se a equipe é realmente da Prefeitura de Patos de Minas“.
Sobre o fumacê, Daniele ressalta que ele deve ser usado com muita cautela, seguindo à risca as normas do Ministério da Saúde, que preconiza o fumacê quando tem um caso de dengue no quarteirão, não podendo ser feito de forma aleatória. Isso porque o mosquito pode criar resistência ao inseticida que é utilizado, não fazendo mais efeito.
Em caso de suspeita, as pessoas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Confira a reportagem: