Instalado no prédio do antigo Fórum, na avenida Getúlio Vargas, o Centro de Artesanato Marias da Palha está funcionando em horário especial neste período de fim de ano.
A artesã Valdimira Batista Ramos, conversou com o jornalismo do Sistema Clube e explicou que, pensando no período de festas, o centro de artesanato ficará aberto entre os dias 13 e 23 de dezembro, em horário prolongado, das 09h às 17h.
Segundo Valdimira, a expectativa é que um grande público visite o local e adquira os produtos confeccionados pelas Marias Artesãs.
“Somos Patos de Minas, do milho, das palhas. Então, eu acho muito interessante os visitantes levarem essas lembrancinhas e também estar divulgando o nosso trabalho”, enfatizou a artesã.
A história das Marias Artesãs começou há cerca de vinte anos, em 2002, quando o Memorial do Milho foi inaugurado. O primeiro grupo era formado por mulheres que trabalhavam basicamente com algodão, utilizando carda e tear na produção de peças como forros de mesa e jogos americanos.
Com o tempo, surgiu a ideia de inovar o trabalho, com inserção de outro material como base para a criação do artesanato: a palha de milho.
De lá pra cá, o grupo aprimorou-se e entrega um belíssimo trabalho que representa genuinamente a alma da cultura patense. As flores de palha são o carro-chefe das Marias Artesãs, produção que encanta pela variedade e beleza da palha transformada em arte.