Com baixo estoque de sangue, Hemocentro de Patos de Minas funcionará nessa segunda de carnaval e quarta-feira de cinzas

Doador deve fazer agendamento online ou pelo app MG-Cidadão

As unidades do Hemocentro em Minas Gerais estarão abertas durante a semana do Carnaval. O funcionamento tem o objetivo de estimular candidatos e doadores a colaborarem para aumentar os estoques de sangue no estado. No momento, os estoques passam por quedas expressivas em todos os tipos sanguíneos, principalmente nos tipos O positivo, O negativo e A negativo.

Em Patos de Minas, a situação não é diferente. O hemocentro da cidade fará coleta durante a semana do carnaval com funcionamento na segunda-feira dia 28 de fevereiro das 7h às 11:00hs e na quarta-feira de Cinzas dia 02 de março no mesmo horário das 7h às 11horas.

Pode doar sangue:

Pessoas com idade entre 16 e 69 anos;

pesar mais de 50 kg;

estar bem descansado no momento da doação;

estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação.

não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

não ter sido exposto à situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

não ter tido hepatite após os 11 anos;

piercing, tatuagem, sobrancelha definitiva, botox, é necessário esperar 12 meses;

Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

É importante lembrar que, além de atender à demanda de sangue dos hospitais nas urgências e emergências, cirurgias e transplantes, a Fundação Hemominas precisa ter os estoques regularizados para atender pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias – como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas – que precisam, constantemente, de receber transfusão de sangue e hemocomponentes.

A doação pode ser agendada online ou pelo app MG-Cidadão. Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de Covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação à data de coleta do exame.  A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato.

Foto: AgênciaBrasil