Ouça ao Vivo:

Rússia x Ucrânia: professor explica origem do conflito e seus impactos econômicos

A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.

Nesta sexta-feira, 04 de março, as disputas políticas e a invasão russa à Ucrânia, estiveram entre os assuntos em destaque no “Debate98”, com a participação do professor de História, Geografia, Geopolítica e Atualidades, Luiz Geraldo Xavier. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.

Na oportunidade com muito conhecimento histórico o professor explicou as principais motivações que levaram a Rússia invadir a Ucrânia. Segundo o professor este é um dos momentos mais delicados nas relações internacionais nos últimos anos.

O Professor Luiz Geraldo também destacou que além dos ataques propriamente ditos existe uma “guerra de narrativas”. Neste sentindo destacando o papel da imprensa neste tipo de cobertura jornalística.

Questionado pela bancada se Vladimir Putin pode ser considerado um ditador, o professor afirmou que é uma pergunta interessante mas que apesar de ter uma personalidade que pode levar a esse rótulo, Putin possui sim o apoio da população nas urnas.

Na oportunidade, o professor destacou os possíveis impactos que o Brasil e o resto do mundo, podem sofrer em relação aos ataques da Russia a Ucrânia.

O professor também avaliou quais as chances do conflito se transformar em disputa nuclear, segundo Luiz Geraldo este assunto está diretamente ligado a chamada “guerra das narrativas” que é uma “arma” muito usada pela Rússia, mas destacou que torce que fique apenas na narrativa, considerando a gravidade e o nível de destruição que a questão nuclear envolve.

Confira a entrevista na íntegra:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>