Ouça ao Vivo:

Com baixa cobertura vacinal da BCG, SMS alerta sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia; confira a escala de oferta do imunizante

Recentemente foi necessário readequar a escala de oferta da BCG para otimizar o uso do produto
Imagem: reprodução internet

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta para a necessidade de melhorar a cobertura vacinal da BCG para crianças com até 11 meses e 29 dias. Patos de Minas tem hoje 61,49% desse público com a dose em dia, porcentagem inferior aos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde. Estima-se que o município tenha 1.828 moradores na faixa etária abaixo de um ano.

Gerente de Epidemiologia, Lílian Amorim explica que a BCG protege contra formas graves da tuberculose e possui esquema de aplicação em dose única. A criança deve recebê-la o mais precocemente possível. Na rotina, o imunizante é destinado à faixa etária de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, com oferta gratuita.

“É importante que pais e responsáveis entendam que a BCG, assim como outras vacinas, protege a própria criança ao mesmo passo que aumenta a proteção coletiva e atua contra a transmissão. Quanto mais pessoas vacinadas, mais dificuldade o vírus encontra para circular”, ressalta Lílian.

Recentemente foi necessário readequar a escala de oferta da BCG para otimizar o uso do produto. A aplicação acontece das 8h às 14h conforme divisão a seguir:

Até 1º/7

2ª feira3ª feira4ª feira5ª feira6ª feira
– Guanabara -Alto Limoeiro-Sebastião Amorim -Alvorada-Nova Floresta – Sorriso-Gramado – Jd. Panorâmico-Cristo Redentor (André Luiz) -Pe. Eustáquio

As escalas após está data serão divulgadas conforme disponibilidade de doses.

Outras vacinas – O índice para outras vacinas do calendário de rotina das crianças menores de um ano também precisa avançar em Patos de Minas. Poliomielite (paralisia infantil), pneumocócica (doenças causadas pelas bactérias pneumocócicas, como pneumonia), meningocócica C (doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas, como a meningite), febre amarela, rotavírus humano e pentavalente estão todas com cobertura entre 73% e 79%.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>