Com 35% do trabalho pago, obras de canalização do Córrego do Monjolo continuam em Patos de Minas

Por contrato, trabalho deve ser entregue finalizado em 18 meses

As obras de canalização do Córrego do Monjolo continuam, em Patos de Minas. Segundo informações apuradas pelo jornalismo do portal Clube Notícia, 35% da intervenção foi paga para a empresa responsável. Por contrato, o trabalho, que teve início em fevereiro de 2023, deve ser entregue finalizado em 18 meses.

Na fase atual das obras, parte do córrego foi escavada para ampliar a capacidade do leito e a estrutura de concreto começou a ser fixada, o que requer o desvio do curso d’água por tubulações. Para a etapa que compreende a instalação dos módulos de concreto, a obra foi dividida em três partes.

Na primeira, localizada entre as ruas Guaraci e Maranhão, a laje de fundo do canal foi executada em mais de 70 metros, e o primeiro módulo de parede está erguido. O trabalho segue com armação de paredes e posterior montagem de fôrmas e concretagem dos outros módulos.

Na segunda parte, que vai até as proximidades da rua Amazonas, foi iniciada a base da obra. Na sequência será feito o lastro de concreto, a laje e as paredes.

“É instalada uma estrutura em pedra para fazer a proteção contra os efeitos erosivos causados onde existe o fluxo d’água. Esse é um recurso muito utilizado em galerias para que elas apresentem as condições exigidas para uma fundação de canal de concreto”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Paulo Henrique Caixeta.

O mesmo procedimento será repetido na terceira e última parte, que vai até próximo ao cruzamento com a Avenida Brasil, encontrando com o trecho já canalizado.

Quando estiver com todos os módulos montados, a intervenção entra na fase de reaterro, isto é, quando o vão entre a parede do leito e a rua é preenchido com terra.

Na sequência será construída a nova ponte conforme os parâmetros definidos em projeto (em substituição à que foi demolida) e instalado o guarda-corpo metálico. Ao fim dos serviços executados em cada trecho, a pavimentação asfáltica será recomposta para possibilitar a regularização do trânsito.