Ciência no bar: Chat GPT é um dos assuntos abordados na 2ª edição do Pint of Science em Patos de Minas

Três assuntos diferentes devem ser abordados no evento
Imagem: divulgação/UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, nesta segunda-feira (22/05), o evento de divulgação científica “Pint Of Science“, em Patos de Minas. Interessados nos assuntos abordados vão ter a oportunidade de ouvir os próprios pesquisadores para falarem sobre sua área da Ciência e seu trabalho desenvolvido. Como é o caso da revolução digital a partir do recém popularizado Chat GPT.

“A Ciência está muito difundida no meio acadêmico, mas pouco no meio civil carecendo de uma atenção especial. Então sua divulgação para sociedade civil é de suma importância tanto para a expansão das informações, quanto para a aproximação junto a comunidade científica. Levar ao público à ciência de uma forma mais simples, ou seja, em ambientes fora da universidade, informal e com um diálogo esclarecedor, é uma forma de aumentar o interesse das pessoas pela pesquisa e consequentemente pelas universidades”, pontua a assessoria de comunicação da UFU.

O evento é uma iniciativa internacional e, este ano, acontece pela segunda vez em Patos de Minas. Antes era promovido pela UFU apenas em Uberlândia, mas tem sido expandido para outras cidades onde a universidade tem campi, como a Capital do Milho e Ituiutaba.

Confira a programação:

• 19h30 – “Aplicação biotecnológica dos microorganismos”, com Lívia Carneiro Fidélis Silva

Embora sejam vistos como vilões causadores de infecções e enfermidades, os microrganismos desempenham funções únicas e cruciais na manutenção de ecossistemas. A aplicação biotecnológica dos microrganismos pode ser observada em diferentes segmentos, como na indústria alimentícia (produção de alimentos e bebidas fermentadas), farmacêutica (produção de antibióticos), no meio ambiente (tratamento e/ou remediação de resíduos) e na agricultura (fertilização de solos e controle biológico de pragas e doenças).

• 20h15 – “Startups na indústria cervejeira”, com Fernando Dias da Silva

Em um mundo onde a ciência e a tecnologia evoluem a passos largos, tornou-se extremamente importante o acesso em escala para toda a população os produtos e serviços desenvolvidos. Uma das maneiras para isso acontecer é transformar essa ciência pura desenvolvida na academia em modelos de negócio escaláveis. Significa dizer que nós pesquisadores e, por conseguinte, as nossas pesquisas acadêmicas, muitas vezes, podem se tornar fontes de recursos financeiros próprios e ao mesmo tempo atingir em larga escala uma população. Daí a relevância de se conhecer um pouco sobre esse tema. Por ser um tema extenso, serão abordadas somente as pesquisas desenvolvidas na indústria cervejeira e as startups oriundas desse processo de inovação acadêmica.

• 21h00 –“ChatGPT: Revolução da Inteligência Artificial?”, com Rafael Augusto da Silva

Discussão acerca do ChatGPT, ferramentas de Inteligência Artificial e seu futuro. Nesta conversa, vamos explorar as possibilidades e limitações da inteligência artificial, mitos relacionados e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas. Além disso, vamos discutir como o ChatGPT pode ser usado para melhorar a comunicação entre humanos e máquinas.