Celebrando o Dia Mundial da Água, Copasa realiza ações educativas em Patos de Minas e região

As atividades vão ser realizadas até o final do mês de março

No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e, como habitual, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) definiu um cronograma de atividades educativas a serem desenvolvidas junto às comunidades nas quais atua. Em 2023, o cronograma teve início nesta quinta-feira (16/03) e vai até 31 de março, incluindo cidades como Patos de Minas, Tiros, Carmo do Paranaíba e Varjão de Minas.

A programação conta com palestras em escolas municipais, estaduais e também de ensino particular. Nas apresentações serão explicados como funcionam o tratamento de água e de esgoto; de que maneira o saneamento básico contribui para o desenvolvimento socioeconômico de um município; e a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não lançando lixo e gordura em ralos de pias e vasos sanitários.

Os estudantes também serão levados para conhecer as nascentes que originaram as captações que a empresa utiliza para abastecer os municípios, bem como as Estações de Tratamento de Água (ETA). Nestas, os alunos vão ser apresentados às complexas e modernas estruturas empregadas para garantir que água chegue aos imóveis.

Além disso, em 2023, funcionários da Copasa, alunos e professores estarão mobilizados na realização de blitze educativas pelas ruas de algumas cidades, também com o intuito de promover a conscientização do consumo consciente entre motoristas e pedestres.

Confira a programação completa:

• 16/03/2023
    • Palestra em escola de Bambuí.
  • 17/03/2023
    • Palestra e Blitz Ambiental em Perdizes;
    • Palestra e exposição da ETA em miniatura na Escola Estadual Guiomar de Melo, em Patos de Minas.
  • 20/03/2023
    • Palestra em Matutina;
    • Visita dos alunos da Escola Municipal Santa Luzia da Boa Vista, de Estrela do Sul, à ETA da Copasa.
  • 21/03/2023
    • Palestra e Blitz Ambiental em Tiros.
  • 22/03/2023
    • Palestra e visita dos alunos da Escola Municipal Professora Leonilda Montandon (CAIC), da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira (Polivalente), e da Escola Estadual Loren Rios Feres, em Araxá, à ETA da Copasa;
    • Palestra na Escola Municipal São José, em Santa Vitória, e visita dos alunos a uma nascente do município;
    • Palestra na Escola Estadual João Brandão, em Varjão de Minas;
    • Exposição da ETA em miniatura da Copasa no Parque Municipal do Mocambo, em Patos de Minas, em complemento às atividades desenvolvidas pelo Colmeia Patos.
  • 23/03/2023
    • Palestra e Blitz Ambiental em Conquista;
    • Visita dos estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Patos de Minas à Copasa;
  • 24/03/2023
    • Palestra e visita dos alunos da escola rural Mourão Rachado, e colégio Atena Poleis, em Araxá, à ETA da Copasa na cidade;
    • Palestra e Blitz Ambiental em Conquista;
    • Palestra no Programa para Menores (PROMEN), em Carmo do Paranaíba;
  • 26/03/2023
    • Realização de blitz na Caminhada pela Água, Corrida e Ciclismo, em Araxá, eventos promovidos pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Araxá.
  • 27/03/2023
  • 28/03/2023
  • 29/03/2023
  • 31/03/2023
    • Palestra na Escola Estadual Antônio Atanásio, em Carmo do Paranaíba, e visita dos alunos à Copasa.