A administração da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) em Uberlândia será cedida à iniciativa privada. Na última sexta-feira (11/11), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou um edital que regulamenta a desestatização da unidade, que pertence à União.
Segundo o BNDES, o leilão foi marcado para o dia 22 de dezembro. Além da unidade em Uberlândia, também estão no pacote os entrepostos de outras cinco cidades do estado: Contagem, Barbacena, Caratinga, Governador Valadares e Juiz de Fora. O valor mínimo das ações será de R$ 254 milhões.
Além da desestatização da Ceasa, também haverá a concessão dos Mercados Livres do Produtor (MLPs). Conforme o BNDES, as estruturas devem receber investimentos mínimos de R$ 29,7 milhões em melhorias de infraestrutura.
Segundo o gerente da Ceasa em Uberlândia, Cláudio Rodrigues dos Santos, de quatro a cinco mil pessoas passam pela unidade todos os dias. Ao todo, são 400 produtores e 120 empresas atacadistas instaladas no local, com geração de quatro mil empregos na cidade.
Fonte: G1/Triângulo