A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Olegário está apurando um possível caso de meningite em uma criança de 9 anos, atualmente internada no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas. Segundo informações, a criança está com a vacinação contra a meningite atualizada.
Na tarde desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Presidente Olegário e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgaram comunicados sobre a situação.
Conforme a nota, amostras foram coletadas para exames e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável pela análise laboratorial. No entanto, ainda não há previsão para a divulgação dos resultados.
A Prefeitura informou ainda que, por ora, não há necessidade de medidas como profilaxia ou interdição de locais.
Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) destacou que acompanha de perto a investigação, com o objetivo de identificar o agente causador da doença, rastrear contatos próximos da paciente e, se necessário, implementar as ações de prevenção e controle recomendadas pelos protocolos de saúde.
Nota da Prefeitura de Presidente Olegário
- Febre;
- Cefaleia (dor de cabeça intensa);
- Rigidez na nuca;
- Vômitos;
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Aparecimento de petéquias (manchas vermelhas) na pele.
Nota da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que acompanha, junto à Vigilância em Saúde do município, a investigação de um caso suspeito de meningite de um residente de Presidente Olegário. O paciente está internado no Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas.
A Vigilância Epidemiológica local realiza a investigação para identificar o agente causador da doença, mapear os contatos próximos e adotar, se necessário, as medidas de prevenção e controle preconizadas.
A SES-MG reforça que, em situações de suspeita de meningite, é fundamental a notificação imediata, a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial e a avaliação da necessidade de medidas como quimioprofilaxia e atualização vacinal, de acordo com o tipo de meningite eventualmente confirmado.