A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Patos de Minas (CPAD) reuniu-se na última semana no Arquivo Municipal para tratar de questões relativas à seleção e guarda definitiva do acervo que conta parte da história de Patos de Minas. Durante o encontro, motivado pela Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) e pela Gerência de Arquivos e Conservação de Documentos, foi definido comitê multidisciplinar constituído por servidores da prefeitura para analisar e categorizar o material. A partir desse trabalho serão definidos os documentos a serem encaminhados para guarda definitiva e o que será destinado ao descarte.
O comitê que fará a análise da documentação é formado ainda por membros dos conselhos de Políticas Públicas Culturais, de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural. Também integram a equipe pessoas ligadas a instituições educacionais e culturais do município e agentes culturais com influência e participação efetiva na história de Patos.
O trabalho de pré-análise e inventário do material foi iniciado em maio e ganha agora uma nova agenda, mais efetiva. Semanalmente, agentes do Arquivo e da Dimep farão avaliação e seleção do acervo e, mensalmente, o comitê se reunirá para analisar e definir a destinação do material, ou seja, se será feita a guarda definitiva ou o descarte.
“São inúmeras caixas e livros antigos que, após confirmada sua relevância, deverão seguir para o Arquivo Documental da Cidade de Patos de Minas (Adoc-pm), sob responsabilidade da Secretaria de Cultura/Dimep, tão logo haja condições adequadas e suficientes para recebimento, higienização e acondicionamento do material”, informou o diretor da Dimep, Alessander Freitas. “A iniciativa tem o propósito de resgatar e preservar documentos significativos da história de Patos de Minas, ampliando o acervo do Arquivo Documental e possibilitando que a população em geral tenha acesso a um rico material para estudo e pesquisa”, completou.