Nesta terça-feira, 22 de março, os direitos do consumidor estiveram entre os assuntos em destaque no “Debate 98”, com a participação do coordenador do Procon Municipal, Rafael Godinho. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.
Na oportunidade, o coordenador do Procon falou sobre o monitoramento dos preços de combustíveis praticados em Patos de Minas. Rafael Godinho explicou que o comerciante tem liberdade de praticar o preço que considerar viável e afirmou que o Procon não pode intervir e punir o comerciante nessa situação de preços a não ser em casos específicos, como por exemplo a escassez do produto. Porém, o órgão pode e deve informar ao consumidor sobre os valores praticados na cidade.
A pesquisa de preço do gás de cozinha que será divulgada ainda nesta terça-feira (22) e a parceria com o IFTM campus Patos de Minas para realização do monitoramento dos itens da cesta básica, também estiveram entre os assuntos em discussão no programa
O coordenador do Procon Municipal também falou sobre o aumento em mais de 40% do número de atendimentos no órgão.
A atuação do Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS) também esteve entre os temas em discussão no programa, o núcleo tem o objetivo de auxiliar as pessoas superendividadas, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores, garantindo a conciliação e a mediação de conflitos oriundos do endividamento. O trabalho acontece por meio da revisão e repactuação da dívida, buscando preservar as condições mínimas para a sobrevivência delas.
Consumidores que tiverem interesse em contar com o serviço do núcleo podem procurar o Procon de Patos de Minas na Avenida Getúlio Vargas, no prédio do antigo fórum. O órgão atende pelos telefones 3821-8290 e 3822-9774, das 12h às 18h.
Já no fim do programa, o coordenador do PROCON informou as principais formas de evitar possíveis golpes.