Na noite deste sábado (21/01), por volta das 22:46h, as guarnições de combate a incêndio e salvamento do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender uma ocorrência de explosão ocorrida na cozinha de uma residência localizada na rua José Fernandes, bairro Nossa Senhora Aparecida, onde segundo informações havia duas vitimas de queimaduras.
Ao chegar no local, a equipe verificou que o casal, sendo um homem de 23 anos e uma mulher de 19 anos, preparava comida em um fogareiro abastecido com álcool líquido no momento do acidente.
Segundo relatado, o álcool estava acabando e o jovem foi reabastecer o fogareiro ainda aceso, com mais álcool líquido, momento em que houve uma explosão e o pequeno recipiente com álcool que estava na mão do rapaz acabou incendiando-se, ocasionando ferimentos leves aos dois jovens, sendo queimaduras de 2º grau nos membros inferiores na altura do tornozelo e na mão.
As duas vítimas foram atendidas por uma equipe do SAMU.
O incêndio no recipiente foi controlado pelo casal e não atingiu a mobília da casa.
Alerta
O Corpo de Bombeiros ressalta que o álcool líquido é extremamente perigoso para este tipo de uso.
Não sendo indicado para acender fogareiros, churrasqueiras ou fogueiras pois é muito volátil (libera muito vapor inflamável em temperatura ambiente), e por isso tem provocado muitos acidentes graves inclusive com mortes.
Quando uma pessoa se aproxima de uma chama conduzindo um recipiente aberto contendo álcool líquido, a fim de despejar álcool nesta chama, muito antes do líquido atingir a chama o vapor de álcool que está saindo do recipiente entra em contato com a chama podendo explodir.
Com o susto quem está segurando o recipiente acaba atirando o objeto para cima ou para o lado e o álcool vai derramar e incendiar-se. Muitas vezes o álcool acaba derramando sobre a própria pessoa, em pessoas próximas ou em móveis causando ferimentos e incêndios.