Por meio do Capacita+, que faz parte do Programa Municipal de Acesso ao Trabalho (PROMAM), iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Senac em Patos de Minas, mais de 500 alunos participaram de cursos gratuitos de qualificação profissional. A formatura desses alunos ocorrerá no dia 19 de dezembro, às 19h, no Centro de Convenções da UNIPAM.
“Qualificação é fundamental para garantir bom desempenho no mercado de trabalho. Uma das propostas do Promam 5.0, por meio do Capacita+, é justamente oferecer condições de capacitação gratuita e de qualidade à nossa população. Chegar ao fim deste primeiro ciclo com tantos alunos concluindo com sucesso os cursos oferecidos é motivo de satisfação e, ao mesmo tempo, nos motiva a buscar mais melhorias para os patenses”, comenta o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
Foram cerca de 50 cursos de nível técnico e de qualificação e aperfeiçoamento executados em diversos segmentos como moda, saúde, segurança, gastronomia, beleza, gestão e comércio, realizados de maio a dezembro de 2022. Para a diretora do Senac em Patos de Minas, Francislene Chagas, os alunos formados são mão de obra qualificada para atuar nos negócios da região:
“Os resultados do programa são muito promissores e beneficiam diretamente no desenvolvimento econômico e social da região. Esse é um dos propósitos do Senac, a capacitação profissional de qualidade que proporcione a condição de empregabilidade e trabalhabilidade a todos da comunidade. Essa é uma parceria muito promissora e já vislumbramos grandes possibilidades e oportunidades para o ano de 2023”, pontua.
Porta de entrada para o mercado de trabalho
A microempreendedora de 37 anos, Rosiane Silva do Carmo, usou os aprendizados do curso diretamente no negócio familiar:
“Meu esposo tem um pequeno depósito de reciclagem ainda em fase de crescimento e estávamos com alguns problemas de organização e logística. O curso me ajudou a resolver os problemas e as questões do negócio com mais clareza. Estamos nos desenvolvendo, mas quem sabe ainda vou ver a minha empresa crescer e dar muitas oportunidades de emprego”, comenta.
A parceria do Capacita+ e o Senac também se preocupa com a inclusão e levou turmas exclusivas para a APAE e APAC. O jovem Maurício Pereira, de 25 anos, aproveitou os cursos Assistente Administrativo, na área de gestão, e Bombons e Trufas, na área de gastronomia, ministrado para membros APAE: “Vejo que os cursos me ajudaram muito no meu crescimento e despertar para o mercado de trabalho. É difícil a valorização de espaços para pessoas com deficiência, mas sinto que já conquistei coisas e esse processo começou no Capacita+”, explica.