Em cerimônia na manhã deste domingo (7/9) na praça São Pedro, no Vaticano, o papa Leão 14 canonizou o beato italiano Carlo Acutis (1991-2006), tornando-o o primeiro santo millennial (nascidos entre os anos de 1981 e 1996) da Igreja Católica.
A cerimônia seria realizada inicialmente no dia 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes. No entanto, com a morte do papa Francisco, ela foi adiada até este domingo, juntamente com a canonização de outro italiano, Pier Giorgio Frassati (1901-1925), que morreu aos 24 anos, de poliomielite, em 1925.
A canonização é um marco para a Igreja Católica, que dá as boas-vindas a um santo adolescente, que jogava videogame e tinha uma vida comum. Por isso, Acutis também é conhecido como “santo influenciador”, “influenciador de Deus”, “padroeiro da internet” e “primeiro santo de tênis e calça jeans”.
Para uma praça São Pedro tomada por cerca de 70 mil fiéis, a maioria jovens, o papa Leão 14 disse que a canonização de Acutis é um convite para “todos nós, especialmente para os jovens, a não desperdiçar nossas vidas, mas a direcioná-las para o alto e transformá-las em obras-primas”.
Acutis foi beatificado em 2020 pelo papa Francisco após o Vaticano reconhecer o que foi considerado seu primeiro milagre: em 2013, o brasileiro Matheus Vianna, de 3 anos, curou-se totalmente de uma má-formação congênita no pâncreas após ter contato com uma camiseta de Acutis, em Campo Grande (MS).
FONTE O TEMPO