A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Patos de Minas inicia na próxima segunda-feira (08/08) a Campanha de Multivacinação. A iniciativa acontece até dia 9 de setembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, exceto na unidade do bairro Várzea, e nas áreas rurais.
A ação visa a imunização de crianças e adolescentes até 15 anos de idade que estão com o cartão de vacinas incompleto. Serão distribuídas todas doses do calendário vacinal. Os pais que tiverem dúvidas, sobre a leitura do cartão, podem procurar o posto de saúde mais próximo para esclarecê-las.
Lílian Amorim, gerente de Epidemiologia da SMS, destaca que uma atenção especial deve ser dada a crianças de um a cinco anos, que devem ser levadas às UBS para receber a dose contra poliomielite, ou seja, a gotinha que previne a paralisia infantil.
Como parte da Campanha, haverá ainda um dia de destaque para aqueles que não conseguirem vacinar seus filhos durante a semana. No sábado 20 de agosto, todas as UBS estarão abertas com o único objetivo de realizar a imunização das crianças e adolescentes remanescentes.
Poliomielite
A paralisia infantil, de nome científico poliomielite, é uma doença causada pelo poliovírus. Em casos mais graves, há a limitação ou perda total de movimentos dos membros, principalmente inferiores. Até o presente momento, a única forma conhecida de evitar a doença é a vacinação de crianças entre um e cinco anos de idade.
De acordo com Lílian Amorim, a doença não era registrada no Brasil há 32 anos. Porém, com a baixa procura pela imunização, a possibilidade da doença retornar é uma realidade que tem causado preocupação nos órgãos de saúde.