Em um cenário ainda de enfrentamento da Covid-19 e com crescimento de casos de Monkeypox no país. Muitos tutores de animais domésticos ficam preocupados em relação a possibilidade de contaminação de cães e gatos pelas duas doenças.
Segundo o veterinário patense, Dr. Alexandre Pereira Silva, cães e gatos podem sim contrair Covid-19 ou Monkeypox, porém o médico veterinário ressalta que não existe nenhum estudo que comprove a transmissão de animais para humanos.
“Então eles são apenas vítimas. O nosso cuidado tem que ser em relação a nossa transmissão, quando a gente testar positivo, tomar cuidado para não transmitir para esses animais. Os cães e gatos para serem positivos para essas duas doenças tem que ter contato com alguém positivo, geralmente com alguém próximo” explicou Alexandre.
Isolamento
Dr. Alexandre Pereira, explicou também que caso o animal tenha contato com alguém que está testado positivamente para alguma das duas doenças, ou tenha apresentado algum sintoma, é necessário levá-lo para atendimento de um médico veterinário para constatar se a contaminação é mesmo por Covid-19 ou monkeypox ou se é alguma outra enfermidade.
Caso fique constatado a infecção, o pet deve ser isolado de outros animais e o tutor deve ter contato apenas pra alimentar e coletar as fezes, o médico também explicou que é muito importante conscientizar as pessoas sobre o uso de luvas e máscaras, nessas situações.
Macacos NÃO são transmissores da Monkeypox
Na oportunidade o médico veterinário também aproveitou para reforçar que os primatas, não possuem nenhuma relação com a contaminação pela monkeypox, apesar da doença ter recebido inicialmente o nome de varíola dos macacos.
“Os macacos são vítimas, eles não transmitem essa doença. O que transmite a varíola dos macacos pra os humanos, é na verdade os roedores, principalmente os ratos mesmo. Não existe nenhuma evidência de que os porquinhos da índia ou os hamsters transmitam essa doença pra nós, até agora. Mas se você tem algum desses animais em casa e pode tomar um maior cuidado no manuseio, ótimo. Mas o que temos de comprovado até o momento, em relação a transmissão, é pelos ratos mesmo, porque eles são errantes, eles entram em contato com várias localidades e eles sim transmitem a varíola pra os humanos.” concluiu Dr. Alexandre.
Confira a entrevista completa: