Em dezembro de 2020, a BRZ Empreendimentos entregou para a comunidade de Patos de Minas 340 apartamentos, com a promessa de um condomínio com estrutura Premium, após 1 ano e 2 meses, somam problemas estruturais e acumulam polêmicas.
Dessa vez, durante as chuvas do último fim de semana, uma cratera se abriu ao longo do aterro de 4 das 17 torres do condomínio situado no bairro Ipanema II. Além da cratera, rachaduras apareceram por todo o empreendimento BRZ, como também, o afundamento em três pontos dos estacionamentos 1, 2, 5, 6, 9 e 17.
No último domingo (13/02) o coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, Tenente Fernandes, acompanhado do prefeito de Patos de Minas, Luis Eduardo Falcão, e equipes da Prefeitura Municipal, estiveram no condomínio avaliando a situação das estruturas.
Procurados pela reportagem da Rádio Clube 98 que acompanhava a visita do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura Municipal, os responsáveis pelo condomínio relataram que a empresa estava omissa na resolução dos problemas e que somente faria obras de reparo se fosse constatado risco eminente na segunda-feira (14/02), o que segundo moradores, não ocorreu.
Pressionado com a presença da imprensa, de autoridades do município e após solicitação de resposta, a BRZ Empreendimentos, enviou um representante ao local. Sem muitas informações sobre a construção do condomínio, a Defesa Civil, interditou 4 torres com 80 apartamentos de forma preventiva.
De acordo com os responsáveis pelo condomínio, pressionados a tomar uma atitude devido à urgência do caso e o risco de desabamento, a BRZ Empreendimentos emitiu um laudo através de uma empresa de engenharia terceirizada atestando que as estruturas não correm o risco de desabamento.
Para um morador do condomínio, que trabalha com engenharia de solos que prefere não se identificar por medo de represálias toda obra exige uma movimentação de terra, já que é necessário adequar o terreno para a estrutura que será construída. “As improvisações e decisões baseadas em achismos são algumas das principais causas de problemas na engenharia civil, e não poderia ser diferente com a compactação do solo, não houve compactação adequada nesse tipo de construção. – e por isso houve o deslizamento de terra entre as torres 06 a 09 do Empreendimento da BRZ”, afirma.
Além disso, segundo esse morador o prejuízo é alarmante. “Foram 3 elevadores de fabricação americana que encheram de água vindas pelo telhado, 40 vagas de estacionamento que estão cedendo com a movimentação da terra, cerca de 90% dos apartamento com problemas de infiltração que ainda não foram reparados pela construtora”, conta indignado.
Em nota divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (18/02) a construtora BRZ EMPREENDIMENTOS falou sobre as medidas que serão tomadas.
Em contato com a redação de jornalismo do portal Clube Notícia, nesta segunda-feira (21/02), o advogado, Doutor Fellipe Meneghini C. Matos, encaminhou uma nota em que a construtora BRZ EMPREENDIMENTOS fala sobre as medidas que serão tomadas.
“Nota de Esclarecimento Oficial:
A BRZ Empreendimentos tomou conhecimento da reportagem publicada pelo portal Clube Notícia, no dia 18/02/2022, veiculando informações sobre seu empreendimento na cidade de Patos de Minas, denominado Portal Morada das Palmeiras.
Assim, prezando pela transparência e fornecimento de informações fidedignas aos seus clientes e à sociedade em geral, a BRZ vem prestar os seguintes esclarecimentos:
No dia 13/02/2022, em razão das fortes chuvas, o talude dos fundos do Portal Moradas das Palmeiras se rompeu e deslizou, ocasionando, assim, a queda parcial do muro de arrimo que divide o empreendimento e o imóvel vizinho.
Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, a BRZ contratou uma consultoria técnica independente, especializada em engenharia e geotecnia, para análise das condições de estabilidade e segurança das estruturas construtivas do empreendimento Portal Morada das Palmeiras.
No dia 14/02/2022, foi emitido o Parecer Técnico pela empresa Solu Engenharia, já publicado pelo Clube Notícia em sua reportagem, tendo sido constatada como causa do rompimento do talude o seu encharcamento, que ultrapassou o valor máximo de saturação, em decorrência do altíssimo índice de precipitação pluviométrica na região.
Isso porque, somente entre os dias 01 e 10 de fevereiro/2022, foram registrados cerca de 280mm de chuvas na cidade de Patos de Minas, volume muito superior à média esperada para todo o mês de fevereiro/2022, que seria de 200mm.
O parecer atestou, ainda, que os blocos 1 a 9 do empreendimento possuem fundações profundas, robustas e independentes, não existindo risco aos moradores pelo rompimento parcial do talude, haja vista que a estabilidade das edificações está em conformidade com Norma Técnica (NBR11.682/2018), motivo pelo qual não existiria a necessidade de evacuação dos moradores de suas residências.
Em que pese a inexistência de risco ao empreendimento e aos moradores, a BRZ adotou imediatamente a medida emergencial indicada no parecer, realizando a colocação de lona em toda a extensão do talude dos fundos do empreendimento.
Ciente da robusta fundamentação técnica do referido parecer, a Defesa Civil de Patos de Minas, que no dia 13/02/2022 havia interditado de forma preventiva os blocos nº 05 a 09 do Portal Morada das Palmeiras, emitiu o respectivo Ato de Desinterdição no dia 14/02/2022, determinando a imediata liberação dos blocos anteriormente interditados, haja vista a inequívoca comprovação de ausência de risco às estruturas construtivas do empreendimento.
Importante esclarecer que a Defesa Civil de Patos de Minas, no ato de suas atribuições institucionais, realizou somente uma interdição preventiva dos blocos nº 05 a 09. Tão logo a BRZ comprovou por meio de parecer técnico independente a total segurança e estabilidade das estruturas do empreendimento, o referido órgão determinou a sua imediata desinterdição. Assim, tem-se que a interdição preventiva dos blocos nº 05 a 09 se manteve vigente por menos de 24 (vinte e quatro) horas.
Mesmo com a desinterdição e ausência de riscos, no dia 15/02/2022, a BRZ enviou uma comitiva composta por quatro engenheiros; um geotécnico independente; e um advogado, para realizar a avaliação in loco do deslizamento do talude e rompimento do muro de arrimo do Morada das Palmeiras, com vistas a aprofundar os estudos sobre as causas do rompimento e a adoção das medidas de reparo.
Na oportunidade, foi novamente constatada a ausência de responsabilidade da BRZ pelo evento, que ocorreu por fato extremo da natureza e também pela ausência de manutenção das canaletas de captação de água pluvial do referido talude, que deveria ter sido realizada de forma periódica pelo próprio condomínio.
Todavia, mesmo sendo constatada a ausência de sua responsabilidade, a BRZ, colocando em primeiro lugarobem estar de seus clientes, optou por tomar as providências para restaurar de maneira definitiva e segura o talude que sofreu o deslizamento.
No dia 16/02/2022, foi realizada no escritório da BRZ em Patos de Minas, uma reunião entre os representantes da Construtora e do Condomínio, oportunidade em que a BRZ prestou os esclarecimentos sobre o ocorrido, suas impressões sobre as causas do deslizamento do talude, bem como asseverou novamente a plena segurança e estabilidade das estruturas construtivas.
Foram apresentadas, ainda, as medidas que serão implantadas pela própria BRZ,após otérmino do período das chuvas,para a resolução definitiva do problema, não havendo qualquer oposição por parte dos representantes do condomínio face as medidas apresentadas.
Assim, ficou acordado que a BRZ enviará aos representantes do condomínio, até o dia 03/03/2022, um anteprojeto 3D, com a previsão de como ficará a solução a ser adotada para resolução do deslizamento do talude e queda do muro de arrimo, o qual será apreciado pelos condôminos em assembleia convocada para tal finalidade.
Como se constata, a BRZ tem prestado todo o apoio e esclarecimentos aos representantes legais do condomínio e aos órgãos públicos, assumindo voluntariamente o compromisso de realizar os reparos no empreendimento Portal Morada das Palmeirasrelacionados à queda parcial do muro de arrimo.
Mesmo entendendo não ter concorrido de nenhuma forma para o evento do dia 13/02/2022, a BRZ, zelando pelo bem estar de seus clientes, assumiu o ônus de adotar todas as providências para resolução definitiva do problema.
No dia 18/02/2022, conforme informado pela reportagem, os representantes do Procon e Defesa Civil vistoriaram novamente o Portal Morada das Palmeiras, oportunidade em que não houve qualquer mudança de entendimento dos referidos órgãos em relação à plena estabilidade e segurança das estruturas construtivas do empreendimento.
Mesmo assim, no dia 18/02/2022 a BRZ encaminhou aos referidos órgãos e aos representantes do condomínio uma Nota prestando os esclarecimentos sobre todas as medidas que estão sendo adotadas pela BRZ desde o dia 13/02/2022.
Também é importante esclarecer que desde a entrega do empreendimento, todos os chamados enviados aos canais de atendimento oficiais da BRZ, seja em relação às áreas comuns ou unidades autônomas, são devidamente apurados e respondidos com a maior brevidade possível, não se furtando a BRZ em realizar os reparos que legalmentesão de sua responsabilidade.
Há de se ter em mente que o próprio condomínio é responsável pela manutenção preventiva de suas áreas comuns, não podendo ser atribuído à Construtora a responsabilidade pela realização de manutenção/reparos ordinários que não guardam qualquer relação à problemas construtivos.Referida responsabilidade foi reiterada pela BRZ aos representantes do condomínio na reunião ocorrida no dia 16/02/2022.
Cumpre ressaltar que a BRZ é uma empresa sólida, atuante no ramo da Construção Civil há mais de 20 anos, com o firme propósito de construir moradias de qualidade e, consequentemente, obtenção da satisfação de seus clientes.
Assim, corroborando com sua postura idônea e zelosa, reforça-se que a BRZ vem adotando todas as providências possíveis para mitigar os problemas decorrentes do evento ocorrido no dia 13/02/2022, não havendo omissão ou inércia por parte da Construtora na adoção das soluções.
A BRZ permanece à disposição para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários.
BRZ Empreendimentos e Construções S/A“
Procon visita condomínio BRZ
Na tarde dessa sexta-feira (18/02), o diretor do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho, acompanhado da coordenadoria da Defesa Civil e da Polícia Militar fez uma visita de inspeção e cobrou um posicionamento da construtora BRZ. Segundo o diretor do Procon, um Boletim de Ocorrência foi registrado contra a construtora BRZ. Ministério Público e a Defensoria Pública foram acionados pelo órgão.
BRZ nega risco de desabamento
A BRZ EMPREENDIMENTOS também divulgou um laudo através de uma empresa de engenharia terceirizada alegando que as torres interditadas pela Defesa Civil de Patos de Minas, não correm risco de desabamento.
Outras polêmicas
Moradores afirmam que em pouco tempo de uso diversas avarias já apareceram nos apartamentos, como vazamentos em janelas, problemas com abastecimento de água, mau funcionamento de elevadores, canalização precária, rachaduras, goteiras, piso laminado com estalados incomuns e morosidade na assistência técnica da empresa.