Possivelmente em algum momento, dentro do território mineiro, você já escutou alguma dessas palavras: “cacunda”, “nervosia”, “cambota”, “batedeira”, “pratinha”, “bitelo”, “espinicar”, “cafundó”, “enfarado” ou expressões como, por exemplo: “dar pança”, “à riviria” ou “é de hoje”.
O escritor patense Carlos Vieira Charles (Carlos Alberto Vieira), 63 anos depois de anos de pesquisas, compilou um rico vocabulário de palavras e expressões do falar mineiro, em um livro que foi lançado fisicamente na última quinta-feira, 10 de março no Teatro Municipal Leão de Formosa.
O livro “Bão Demais da Conta – pequeno vocabulário de mineirês” chama ainda mais atenção uma vez que contempla além do dicionário com mais de mil palavras e expressões mineiras, uma seleção de poemas inspirados na cultura patense da década de 70 a 80, chamado “A Casa das Lembranças”.
A obra do artista patense foi publicada por meio de recursos da Lei Aldir Blanc. Após o projeto de Carlos Vieira Charles ser selecionado no Edital “Recomeçar com Arte” da Prefeitura Municipal de Patos de Minas.
Confira a entrevista na íntegra: