Dúvida de muitos patenses, o funcionamento do comércio e de bancos em Patos de Minas será diferenciado nos primeiros dias da próxima semana. Durante o Carnaval, em especial nos dias 20 e 21 de fevereiro, as instituições financeiras não devem abrir, enquanto o comércio depende da decisão individual dos comerciantes, seguindo o acordo coletivo.
Ronaldo Siqueira, presidente do Sicoob Credicopa, explica que tanto na segunda quanto na terça-feira os bancos não vão abrir devido ao Carnaval. Na quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro, o Banco Central autorizou o funcionamento das instituições financeiras desde que este seja feito por no mínimo três horas, sendo que boa parte delas deve abrir às 12h para o público geral, podendo abrir mais cedo para cooperados.
“Logicamente, na quarta-feira vai haver um acúmulo. Porque o que vence sábado, domingo, segunda e terça pode ser pago na quarta sem juros, então vai haver um acúmulo de pessoas. Aqueles que puderem ir (nos bancos) mais cedo terá um pouco mais de facilidade para suas transações”, recomenda Ronaldo Siqueira.
Já em relação ao comércio, o presidente do SindComércio Eduardo Soares explica que, para a segunda-feira (20/02), os empregadores têm a opção de adiantar a comemoração do Dia do Comerciário (30 de outubro). Caso contrário, decidindo abrir o estabelecimento, o empresário tem o período de 90 dias para compensar aos funcionários esse dia de Carnaval trabalhado.
Quanto à terça-feira (22/02), os comerciantes podem aproveitar para abater as horas trabalhadas a mais durante o período de Natal, no qual as lojas ficaram abertas por horário estendido. Esses termos já haviam sido estabelecidos durante a convenção coletiva entre os sindicatos representantes dos empregadores (SindComércio) e dos empregados (Sindec) do comércio.