Audiência pública sobre processos de licitação para serviços de limpeza urbana em Patos de Minas acontece nessa segunda-feira (25) em Patos de Minas

O evento é aberto ao público interessado e acontece no Plenário da Câmara Municipal a partir das 14h.

Em 16 de fevereiro de 2023, a prefeitura de Patos de Minas realizou uma audiência pública para contratar os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) apresentou proposta para contratação de empresa especializada que ficaria responsável pelo serviço. Durante essa primeira audiência, foram recebidas contribuições da sociedade para auxiliar no processo de elaboração da licitação.

O contrato venceria no mês de abril de 2023 e segundo o secretário Paulo Henrique Fernandes Caixeta em reportagem da época, disse que o processo legal, até que a prestadora do serviço fosse contratada, duraria cerca de 60 dias, e a previsão é que ainda no primeiro semestre de 2023, a vencedora da licitação assumiria a atividade, o que não aconteceu. Alias foi feito prorrogações de contrato sem haver licitação.

Segundo publicação da prefeitura, essa segunda audiência acontece nessa segunda, dia 25, às 14h, na sede da Câmara de Vereadores, aberta a população, investidores, agentes públicos e representantes da sociedade civil organizada.

A discussão inclui capina, varrição, coleta de resíduos sólidos domésticos, comerciais, industriais e a gestão do aterro sanitário, dentre outros modos de manejo, reciclagem, seleção e destinação da produção de lixo na cidade e na zona rural.

Após mais de três anos sem abrir licitação para contratar os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo em Patos de Minas, o Poder Executivo teria pago mais de R$ 39 milhões ao longo às empresas que prestaram o serviço.