Ouça ao Vivo:

Artistas patenses recebem Diploma de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito”

O Diploma de Mérito Cultural foi criado pela Resolução nº 282 de 2013, originada de projeto de autoria do então vereador Lindomar Francisco Tavares
Foto: Guilherme Camargos

A Câmara Municipal de Patos de Minas realizou nesta terça-feira (08/11), a cerimônia de entrega do Diploma de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” a 11 personalidades, movimentos culturais, bandas, duplas ou trios de Patos de Minas que contribuem para a promoção da cultura no Município e região.

Confira a lista dos homenageados:

O Diploma de Mérito Cultural foi criado pela Resolução nº 282, de 26 de novembro de 2013, originada de projeto de autoria do então vereador Lindomar Francisco Tavares, sendo concedido no segundo ano de cada legislatura, preferencialmente em novembro.

Durante a reunião, o hino nacional brasileiro, foi executado, pelo 3º Sgt Matheus Peres Amorim, integrante da banda de música da 10ª Região da Polícia Militar (10ª RPM).

A vice-prefeita, Sandra Gomes, participou da solenidade e destacou a importância do cenário cultural de Patos de Minas, destacando o trabalho realizado pela Secretária de Cultura Esporte e Lazer e também ressaltando a grande quantidade de talentos que temos em nossos município.

No enceramento da reunião especial, o Trio Zé Tropeiro, Vilar e Chico Primo, cantaram canções emblemáticas para cultura de Patos de Minas como “Abençoado Torrão”; ” Coração de Caboclo”; e “Terra do Milho”, do saudoso Chiquito.

Francisco Melgaço de Faria – Chiquito

Chiquito – poeta, violeiro, cantor e compositor sertanejo – nasceu em setembro de 1925, em Dores do Indaiá. Estudou até o terceiro ano primário, começando a trabalhar muito cedo. É o quarto filho do casal Gustavo Luiz de Faria e Guiomar Melgaço de Faria, dos quais herdou o gosto e o talento pela música. No final da década de 40, a família mudou-se para Patos de Minas e, nos anos 50, casou-se com a prima Honorina, com quem teve seis filhos: Rosaura, Raul, Raquel, Rubens, Ronan e Ricardo.

Chiquito faleceu em outubro de 2013, aos 88 anos de idade, deixando um importante legado na cultura patense, especialmente na área musical, com a gravação de dois CDs, vários shows pela região e participação em diversos programas de rádio e TV.

Assista às homenagens na íntegra:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>