Após Hospital Regional recusar atender vítimas de acidente por falta de médico cirurgião, FHEMIG nega falta de plantonistas

Denúncias informais sobre ausência de médicos ocorrem durante o processo de terceirização do HRAD

Na manhã deste domingo (18/09), fontes relataram que o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) estaria sem médico pediatra e clínico geral para atendimento no plantão. A situação não é isolada, uma vez que o hospital ficou sem pediatra plantonista durante um fim de semana em agosto e, no último sábado (17/09), chegou a recusar atendimento a vítimas de um acidente por falta de médico cirurgião para emergências.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas disponibilizou um cirurgião para cobrir o plantão do final de semana do hospital, que é de responsabilidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).

No entanto, segundo informações, o profissional cedido pelo município seria o único médico no atendimento de emergência e o hospital estaria sem pediatra e clínico geral durante este domingo. É importante destacar que o HRAD é referência para outros 33 municípios que, em casos extremos, precisam encaminhar seus pacientes para Patos de Minas.

A reportagem do Portal Clube Notícia entrou em contato com Pedro Cunha, membro do Conselho Estadual de Saúde, que visitou o hospital neste domingo para verificar as informações sobre a falta de plantonistas. “Me disseram que somente a direção, mais especificamente o diretor clínico pode falar. Como não tem diretor, ninguém quer falar”, afirma. “A nova diretora, Pollyana Aires, assume amanhã”, complementa.

Em nota, a FHEMIG afirmou que não há falta de profissionais médicos durante os plantões deste final de semana, porém, “a escala assistencial está reduzida e voltada para o atendimento de casos e setores críticos”. A Fundação comunicou, ainda, que “tem empenhado esforços para manter a escala ideal de profissionais médicos na unidade e encontra baixa adesão aos processos seletivos realizados”.

Vale ressaltar que essa situação de carência de médicos plantonistas tem ocorrido durante as tratativas da FHEMIG para terceirizar a administração do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), cujo edital foi publicado na última quarta-feira (14/09). Esse processo seletivo busca contratar uma Organização Social para tornar-se gestora do HRAD, recebendo repasses financeiros do governo estadual para administrar e melhorar a instituição.

Confira a nota da FHEMIG na íntegra:

“A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) informa que não há falta de profissionais médicos durante os plantões desse final de semana no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD); porém, a escala assistencial está reduzida e voltada para o atendimento de casos e setores críticos.
O HRAD comunicou a todos os órgãos envolvidos no município sobre a escala reduzida nesses dias.
A FHEMIG tem empenhado esforços para manter a escala ideal de profissionais médicos na unidade e encontra baixa adesão aos processos seletivos realizados. Nesse momento, há um processo seletivo simplificado em aberto (edital: https://bit.ly/3r5K4zr), com 28 vagas para médicos em diversas especialidades. Também foi publicado o edital de credenciamento de médicos (https://bit.ly/3S8cQKU) para prestação de serviços de plantão médico presencial de 12 horas, em caráter autônomo e eventual, visando suprir a escala para assegurar a assistência hospitalar. As inscrições, em ambos editais, podem ser realizadas até o dia 23/09.”