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Após esperar cerca de “40 minutos” por atendimento do SAMU, trabalhador morre em fazenda no município de Patos de Minas; CISREUNO nega acusações e detalha dinâmica de atendimento

Matéria atualizada às 15h10 para inserção de nota do CISREUNO

Um morador de Patos de Minas procurou a reportagem do Sistema Clube, na tarde desta quinta-feira (14/10), para relatar suposta demora no tempo de espera para atendimento do SAMU. Segundo informações, um trabalhador acabou falecendo em uma fazenda na comunidade de Arraial dos Afonsos, sem a chegada da equipe do serviço de atendimento médico de urgência.

O homem, de 53 anos, estava prestando um serviço em uma fazenda na região de Arraial do Afonsos quando, por volta das 14h, teria passado mal, apresentando indícios de infarto.

Jean Carlos, que trabalhava junto com ele no momento do incidente, relatou que o SAMU foi acionado e, após diversas perguntas, a atendente teria dito que não sabia onde ficava o endereço indicado. Segundo o trabalhador, ela teria, inclusive, perguntado se a comunidade de Arraial dos Afonsos ficava em Patos de Minas, e depois a ligação teria caído.

Ainda buscando atendimento para o companheiro de trabalho, Jean Carlos conta que ligou também para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar, sendo orientado a ligar novamente para o SAMU.

Desta forma, um novo atendimento foi iniciado do zero pelo SAMU Regional e, “depois de muito tempo”, a atendente passou a ligação para uma médica. De acordo com Jean Carlos, durante essa busca por atendimento, que durou aproximadamente 40 minutos, o trabalhador não resistiu e acabou falecendo.

A Prefeitura de Patos de Minas foi procurada pelo departamento de jornalismo do Sistema Clube, e afirmou que:

“Quem responde pelo SAMU é o consórcio, portanto, compete a ele qualquer pronunciamento”. A administração municipal também informou que “a demanda será repassada à Saúde em caráter de informação”.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO) se posicionou na tarde desta sexta-feira. Por meio de nota, a equipe administrativa do consórcio detalhou todo processo de atendimento, contestando os fatos apresentados pelo solicitante e esclarecendo as diretrizes seguidas pelo SAMU Regional.

Confira a nota:  

No dia 13 de outubro de 2022, às 14 horas 33 minutos e 43 segundos, a Central de Regulação
Médica do SAMU192 Macrorregião Noroeste recebeu o chamado por atendimento de socorro
médico pelo telefone 192 feito pelo cidadão que se identificou pelo no nome de Jean. O Técnico de
Regulação Médica que recebeu a ligação procedeu com os procedimentos próprios conforme padrão
estabelecido pelas Normas do Ministério da Saúde, fazendo as perguntas de praxe para, a partir de
então, repassar o chamado ao Médico Regulador. O Técnico em Regulação Médica repassou o
atendimento ao Médico Regulador às 14 horas, 35 minutos e 56 segundos para avaliação. O
solicitante relatou ao Médico Regulador que o paciente encontrava-se infartado e respirando, mas
não concedeu mais informações, pois a ligação estava chiando e com falhas. Às 14 horas 36
minutos e 41 segundos, a Equipe da Ambulância ficou ciente do chamado e autorizada a iniciar o
deslocamento, até que fossem obtidas maiores informações sobre a localização. Às 14 horas e 37
minutos e 21 segundos, a Controladora de Frotas pediu a confirmação da localização via WhatsApp
junto ao solicitante, porém não houve resposta. Às 14 horas, 41 minutos e 32 segundos, a
Controladora de Frotas fez contato novamente com o solicitante, via telefone, na tentativa de buscar
mais informações ou localização exata para agilidade no atendimento. Às 14 horas 41 minutos e 59
segundos, a Controladora de Frotas informou ao solicitante que foi liberada a Ambulância e que a
Equipe Técnica já estava a caminho. Naquele momento, o solicitante pediu o cancelamento do
chamado informando que o paciente veio a óbito. Às 14 horas 42 minutos e 23 segundos, a Equipe
da Ambulância que estava a caminho para o atendimento foi informada do pedido de cancelamento
do chamado pelo solicitante. A ocorrência/chamado foi encerrada as 14 horas 42 minutos e 25
segundos.

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E
EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO, na prestação dos
serviços de Urgência e Emergência, busca o atendimento sempre pautado na supremacia do interesse
público levando socorro a todas pessoas que precisarem. Neste sentido, seguimos, rigorosamente,
todos os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde e demais Deliberações da Secretaria de
Estado da Saúde de Minas Gerais, contando com Equipes de atendimento preparadas para a devida
prestação dos serviços.

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E
EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO anexa a essa presente
Nota de Esclarecimento relatório informatizado do histórico do atendimento realizado,
resguardando os dados da Equipe de Regulação Médica, os dados do Solicitante pelo atendimento e
os dados do paciente, em observância a Lei Geral de Proteção de Dados.

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E
EMERGÊNCIA DA REGIÃO AMPLIADA NOROESTE – CISREUNO se solidariza com toda
a família do paciente que veio a óbito, manifestando as mais profundas condolências.

Confira o depoimento:

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