Com mais de 540 mil quilômetros de linhas de distribuição em sua área de concessão, a Cemig realiza periodicamente a manutenção programada e a melhoria dos equipamentos de suas redes para garantir a confiabilidade e o fornecimento de energia para os seus mais de 9 milhões de clientes.
Por dia, a empresa realiza cerca de 160 serviços, chegando a 4,9 mil manobras mensais e, até 2028, serão investidos R$ 23 bilhões em manutenção, melhorias e expansão na Cemig Distribuição.
O tempo de duração de uma interrupção programada varia de acordo com a complexidade do serviço a ser executado, mas duram apenas o tempo estritamente necessário.
A Cemig procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, porém, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário.
Dados atualizados
Os clientes da Cemig com dados atualizados têm algumas vantagens, como o recebimento de avisos de interrupções programadas por e-mail.
Nesses casos, a Cemig envia o aviso da intervenção programada com antecedência mínima de 72 horas, informando a data, horário e duração em que suspensão é necessária, para que o cliente possa se programar.
O diferencial desse envio é o recebimento da informação de forma imediata e segura, sem riscos de extravios ou recebimento tardio da informação.
Na Cemig, os clientes podem atualizar o cadastro por meio dos canais digitais, como o Aplicativo Cemig Atende, no site Cemig Atende Web, ou presencialmente nos postos de atendimento Cemig.