Após caso registrado em escola de Patos de Minas, psicólogo explica o que é uma “crise de ansiedade coletiva”

De acordo com o profissional, podemos observar um crescimento de casos desta natureza

Uma onda de crise de ansiedade entre alunos da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz, na última semana, levou um total de 10 estudantes para atendimento médico em dois dias.

O médico que atendeu os alunos caracterizou o quadro como uma síndrome de hiperventilação, que teria sido causada por ansiedade.

O caso proporcionou grande notoriedade ao tema, pensando nisso o jornalismo do portal Clube Notícia conversou com o psicólogo patense Kaique Amorim, que explicou, de forma geral, o que é uma crise de ansiedade coletiva.

De acordo com o profissional, as crises de ansiedade coletivas acontecem desde os nossos primórdios. Porém, nos tempos atuais, podemos observar um crescimento dessas crises, considerando a exposição – principalmente – dos jovens à internet, por exemplo.

“Temos que pensar também neste período pós-pandêmico, que a gente vive, todos esses desafios, que são colocados para lidarmos”, pontuou Kaique.

Ressaltando que não se trata de um estudo do caso específico, mas sim uma observação geral sobre crises de ansiedade coletivas, o psicólogo destacou que em casos como esse, é necessário entender o que de fato está acontecendo na individualidade de cada uma das pessoas que sofreram os sintomas de forma coletiva.

“Por mais que seja uma experiência coletiva, isso acontece porque eu vejo meu amigo passando mal, eu passo mal também, gerando uma reação em cadeia. Mas precisamos observar o que cada um estava pensando, quais eram as preocupações, quais eram os conflitos naquele momento”, enfatizou Kaique, ressaltando que o efeito dominó das crises podem ser classificados com gatilhos mentais e emocionais.

O psicólogo lembrou ainda que um caso semelhante foi registrado no ano passado, também em uma escola em Recife, mostrando o crescimento deste tipo de casos principalmente entre os jovens.

Confira a entrevista na íntegra: