Alunos do Ensino Fundamental e Médio participam do projeto ‘Movimente seu Corpo’

Na tarde desta terça-feira (18/06), foi realizado o Festival de Dança na Escola Estadual Professor Zama Maciel. O coordenador do projeto, Dautin Guimarães, Professor de Educação Física, argumenta que a escola tem o papel fundamental de instrumentalizar e construir conhecimento por meio da dança com seus alunos, pois ela é forma de conhecimento, equivalente a um tipo de alfabetização, desenvolvendo uma linguagem diferente da fala e da escrita.

O aluno, traz consigo um conhecimento a respeito do seu corpo, onde devemos aproveitar esse conhecimento, promovendo outros mais complexos, possibilitando o desenvolvimento natural do aluno, favorecendo uma maior criatividade.

Conclui-se que a dança, enquanto forma de manifestação corporal, não se resume apenas em aquisição de habilidades básicas mas, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.

A dança, como um dos conteúdos a ser trabalhado nas aulas “Cultura Corporal”, visa promover a cidadania e uma melhor qualidade de vida aos alunos, desenvolvendo a autoestima, a noção de ritmo, corporeidade, coordenação motora, domínio espaço temporal e a criatividade. Além dessas atribuições, a dança desenvolve o respeito, a disciplina e o trabalho em equipe.

Pensando nesses fatores, decidimos iniciar um Festival de Dança na Escola, com os alunos do ensino
fundamental e médio da Escola Estadual Professor Zama Maciel. O projeto tem como objetivo resgatar, de forma natural e espontânea na prática educativa, as manifestações expressivas da nossa cultura.

A expressão corporal, como o recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social, podendo explorar sua capacidade de criar, de aprender e de se expressar, pois ajuda o aluno na construção do seu conhecimento e no desenvolvimento de habilidades.

Apresentado o novo gerente de futebol da URT

O novo profissional, de 27 anos, ex-jogador de futebol, tem cursos de especialização em sua área e esteve recentemente no Altos de Picos, no Piauí, clube que disputa a Copa do Brasil deste ano