Ronie Cleiton Machado, acusado de ferir um Policial Militar com uma tesourada na perna, foi a julgamento na tarde desta segunda-feira (18), no Fórum Olympio Borges em Patos de Minas. O crime aconteceu na Rua São Pedro, Bairro Vila Garcia em Patos de Minas, no dia 08 de junho de 2024.
Segundo os autos do Ministério Público, no dia do fato, o acusado chegou na casa onde mora, pegou um tesourão de jardinagem e uma faca, e passou a exigir dinheiros dos pais. Devido a agressividade e o descontrole, a Polícia Militar foi acionada.
Ao chegar no local, a equipe policial deparou com o acusado sentado na calçada, escondendo parcialmente o tesourão debaixo das pernas e dizendo que ninguém o abordaria. Na sequencia, a equipe deu ordem para o acusado se afastar do objeto, porém ele recusou e em seguida levantou-se segurando o tesourão e uma faca em cada mão, indo em direção a equipe.
A vítima (policial militar), ao tentar deter o acusado através do meio não letal, utilizou um spray de pimenta, ocasião em que o acusado retornou para dentro do imóvel.
A vítima tentou dialogar com o acusado, mas ele saiu correndo de dentro do imóvel com o tesourão e a faca na mão, indo em direção à vítima, no intuito de ataca-la. A vítima e os outros militares recuaram, porém o acusado continuou no encalço.
O acusado arremessou o tesourão vindo a acertar e transfixar a perna da vítima. Em ato contínuo, o acusado empunhando uma faca, continuou correndo na direção da equipe, momento em que a vítima, percebendo o iminente risco de ser novamente agredido, efetuou um disparo de arma contra o acusado.
Depois de algumas horas de julgamento, Ronie Cleiton Machado foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão no regime fechado, pelo crime de homicídio tentando com qualificadoras.