Ex-prefeito de Patos de Minas discute impasse entre município e a Copasa e duplicação da BR-365, no Debate 98

Nesta terça-feira (22/08), o momento político municipal, estadual e nacional foi o assunto do DEBATE 98. O programa contou com a presença do ex-prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

O primeiro assunto discutido foi o impasse entre o município e a COPASA. Na oportunidade, José Eustáquio trouxe um breve histórico da Companhia em Patos de Minas. Destacando que, durante seu mandato enquanto prefeito (2017-2020), ele demonstrou interesse em rescindir o contrato, porém a prefeitura teria que pagar uma multa de aproximadamente R$ 250 milhões, o que seria inviável.

“Agora, tem uma movimentação, por parte do Estado [de Minas Gerais], mandou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei para fazer algumas alterações na constituição estadual no sentido de que permitam o governo a privatizar a CEMIG, a COPASA e outras empresas do governo. Se isso acontecer – a COPASA for privatizada – o contrato pode ser rescindido imediatamente sem nenhum ônus”, explicou.

A CPI da COPASA, a nulidade do contrato com a Companhia, o que pode mudar nesse novo cenário, a necessidade de realizar nova licitação para contratar outra empresa para fazer o mesmo serviço também estiveram entre os assuntos em pauta no programa.

Outro tema abordado pela bancada e pelo convidado foi a obra de duplicação da BR-365 no trecho entre Patos de Minas e Patrocínio. Na ocasião, José Eustáquio fez um retrospecto da construção da rodovia até os tempos atuais, mencionando também o trecho entre Patrocínio e Uberlândia.

A máquina utilizada para fazer o recapeamento do asfalto da MGC-354 e MG-188, obras realizadas em Patos de Minas em gestões anteriores, a obra de canalização do Córrego do Monjolo, a não inauguração da avenida Marabá, a reforma tributária e outros assuntos também foram discutidos no programa desta terça-feira (22/08).

Confira o DEBATE 98 na íntegra: