SEST SENAT dá orientações sobre carteira de habilitação digital; motoristas devem se atentar ao preenchimento de dados no aplicativo

Documento obrigatório pode ser apresentado tanto no formato físico quanto digital
Imagem: divulgação

A primeira versão da Carteira Digital de Trânsito foi lançada em outubro de 2017 e aos poucos o aplicativo tem sido atualizado, buscando melhorias e facilidades para o usuário. Porém, algumas pessoas enfrentam dificuldades para acessar e manusear o app. Para ajudar quem tem dúvidas, Patrícia Gomes, instrutora de cursos especializados do SEST SENAT, conversou com o jornalismo do Clube Notícia para passar algumas orientações.

Para Patrícia, o motorista precisa estar atento, principalmente, ao preencher dados pessoais no aplicativo, com destaque para a senha de acesso. Isso porque a aplicação tem ligação com a base de dados do Governo Federal e, se o motorista já estiver inscrito em algum outro app oficial do governo, é necessário que ele se lembre da senha anteriormente cadastrada. Caso ele não se recorde, é possível realizar um procedimento de alteração da chave de acesso.

A Carteira Digital de Trânsito ainda não é obrigatória, mas já é aceita como substituta do documento tradicional, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda assim, Patrícia sugere que o condutor carregue, também, a versão impressa. Além disso, ela é válida para todas as categorias, incluindo aquelas exigidas para direção de veículos pesados de carga.

A instrutora alerta, ainda, que o motorista deve registrar um boletim e comunicar a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em caso de roubo ou perda do celular smartphone em que o aplicativo esteja instalado. Se isso não for feito, ao instalar o app em outro aparelho com um novo número de telefone, acontecerá conflito de informações.

Confira a entrevista na íntegra: