O projeto de lei nº 5460/2022, que concede revisão geral anual ao subsídio de vereador, foi votado e aprovado em 1º e 2º turno na reunião da Câmara desta quinta-feira (07/4), o projeto aprovado concede revisão de 25,23% (vinte e cinco inteiros e vinte e três milésimos por cento) nos subsídios dos parlamentares.
Nesta sexta-feira (08/4), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou sobre as movimentações da população após a aprovação da lei na Câmara Municipal.
“A gente esperava que de fato esse projeto passasse, mas não tão rápido, foi realmente uma manobra rápida dos nossos vereadores, usaram dos instrumentos legais que o regimento permite e tivemos duas votações sobre o aumento dos salários de forma muito dinâmica, digamos assim,” explicou Braz Paulo.
O salario bruto dos parlamentares passa de R$ 10.109,30, para R$ 12.659,87, segundo o projeto aprovado o reajuste será a partir de janeiro de 2022, permitindo assim o pagamento retroativo do valor reajustado, do primeiro mês do ano até a data da aprovação.
Na oportunidade o professor também relembrou sobre o projeto aprovado recente, permitindo que os parlamentares pudessem escolher seus salários entre um teto mínimo e máximo. Braz Paulo reforçou que mais do que nunca é importante acompanhar as movimentações dos parlamentares em torno a definição dos salários.
Analisando a movimentação da população em relação ao assunto, Braz Paulo destacou que “a população está em um grau de indignação raras vezes visto.”
Confira a entrevista na íntegra: