“A educação não é um projeto de governo, ela é um projeto de nação” afirma reitor do UNIPAM sobre esforços para o fortalecimento da instituição

O Vestibular 2023, a bolsa de incentivo à docência e o futuro da educação no país foram assuntos em pauta no DEBATE 98 desta quarta-feira (23/11)
Foto: Luís César

Nesta quarta-feira (23/11), o Vestibular 2023 e o futuro do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) estiveram em destaque no DEBATE 98, com a presença do professor e reitor da instituição Dr. Henrique Carivaldo de Miranda Neto. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Na oportunidade, Dr. Henrique Carivaldo falou sobre o Vestibular 2023, cujas inscrições foram abertas durante o Observatório e ainda podem ser feitas até o dia 7 de de dezembro. Ele ressaltou que 2022 foi o ano em que, após um período de trabalhos remotos devido à pandemia do Covid-19, o Centro Universitário retornou às atividades presenciais, o que inclui a aplicação do processo seletivo.

“Vamos realizar nosso vestibular este ano no dia 11 de dezembro, que é um domingo. Essa data é sempre muito bem pensada para que ela não coincida com outras datas e eventos importantes. […] As inscrições estão abertas no nosso site e também podem ser feitas presencialmente na Secretaria Acadêmica do campus da instituição”, informa.

O reitor falou também sobre uma iniciativa do UNIPAM que, amparado pela mantenedora Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), oferece uma bolsa de incentivo à formação docente. A novidade é uma forma que a instituição encontrou de motivar os estudantes a procurarem cursos na modalidade de licenciatura.

“Nós estamos vendo que a curto prazo a gente vai começar a ter um apagão de professores na educação básica, nos ensinos fundamental e médio. Porque cada vez mais é menor a procura dos estudantes pelos cursos de licenciatura, que é onde se formam os professores”, explica.

Na ocasião, Dr. Henrique Carivaldo ressaltou que os contextos mudam mas que “enquanto houver educação, enquanto existirem professores comprometidos com a educação, haverá luz no final do túnel” e que, por isso, é necessário motivar a procura por cursos de licenciatura e valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da educação.

A possibilidade de aumentar o número de vagas nos cursos mais procurados, como Medicina e Direito; o que o corpo diretivo pensa sobre o ensino superior em 2023; e como o novo panorama político do país pode influenciar os trabalhos realizados pelo UNIPAM também estiveram em destaque no DEBATE 98 desta quarta-feira (23/11).

O professor reitor, em tom tranquilizador, destacou que existe uma distinção entre políticas de governo e políticas de Estado, sendo que esta última categoria tem “legislações muito sólidas”.

“O UNIPAM existe há mais de 60 anos. […] Vamos dar um exemplo: com o poder público municipal. Entrou prefeito A e prefeito B, e o UNIPAM continuou com suas parcerias e projetos com o Município. Porque a educação é maior. A educação não é um projeto de governo, ela é um projeto de Nação”, ressalta Dr. Henrique Carivaldo.

Confira o DEBATE 98 desta quarta-feira (23/11) na íntegra: