O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promove, nesta sexta-feira (04/11) e neste sábado (05/11), no auditório do bloco E, o “Simpósio Multidisciplinar de Cuidados Paliativos”. O evento será organizado pela Liga de Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Saúde (LACPES).
A LAPCES é uma liga multidisciplinar formada pelos cursos de Enfermagem, de Fisioterapia, de Medicina, de Nutrição e de Psicologia. Fundada em 2019, ela tem por intuito viabilizar o cuidado paliativo, aos pacientes assistidos, por meio da capacitação teórico-prática dos estudantes da área.
Por meio da liga, os estudantes participam de aulas mensais voltadas para cada área que compõe a LAPCES. Além disso, eles realizam estágios na Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (UNIMED).
Na oportunidade, o simpósio abordará o tema “Os Desafios da Desospitalização para o Doente Paliativo e a Equipe Multiprofissional” e contará com palestras e mesas-redondas.
Nesta sexta-feira (04/11), a partir das 19h, acontece uma mesa-redonda com líderes religiosos. Na ocasião, eles devem expor suas opiniões acerca da perspectiva espiritual do paciente paliativo. Os convidados são: Marcelo Ribeiro (padre da igreja católica); Nikolas Ribeiro (espírita); e Vinícius Augusto (protestante). A atividade será mediada pelo médico Dr. Élcio Moreira.
No segundo dia, sábado (05/11), a partir das 8h, serão ministradas as palestras:
- “Cuidados Paliativos na Atualidade: Fundamentos e Humanização do Cuidado na Prática”, com a médica Dra. Alanna Simão;
- “Manejo Nutricional do Paciente em Cuidados Paliativos Domiciliar”, com a nutricionista Meire Rodrigues;
- “A Reabilitação do Paciente Paliativo: A Fisioterapia em Casa”, com o fisioterapeuta Gabriel Rodrigues;
- “A Abordagem da Enfermagem no Processo de Doença Limitante a Vida, o Cuidado e a Orientação com o Familiar em Atendimento Domiciliar”, com a enfermeira Dirlley de Souza;
- “Diagnóstico, Negação, Aceitação e Luto no Paciente em Cuidados Paliativos: Uma Abordagem da Psicologia”, com os psicólogos Thiago Vasconcellos e Gustavo Fernandes; e
- “O Processo de Decisão da Desospitalização pela Equipe Médica”, com o médico Dr. Marco Antônio de Castro.
Stéphany Soares Santos, que é a presidente da LAPCES e acadêmica do 8º período de Medicina, explica a importância do evento:
“O simpósio irá nos capacitar para uma visão biopsicossocial e multiprofissional do paciente paliativo, garantindo em nossa formação um aspecto integral do cuidado de nossos pacientes”.
De acordo com Dra. Alanna Simão Gomes, médica e professora do UNPAM, o simpósio é uma oportunidade para discutir sobre os cuidados paliativos, um assunto que ainda é pouco difundido. Ela reforça ainda sobre a importância da equipe multidisciplinar durante o tratamento.
“Nós queremos enfatizar o quanto é importante a equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, por fisioterapeutas, por nutricionistas e por psicólogos que cuidam, juntamente com os médicos, deste paciente. Reforçando como os cuidados são feitos e sobre a possibilidade de desospitalização do paciente e humanização do tratamento”, explicou Alanna Simão.
Para estudantes, a participação no evento acarretará um certificado de 12 horas de extensão. O investimento é de R$10,00 para alunos e de R$15,00 para profissionais. Os interessados podem realizar sua inscrição no site https://unieventos.unipam.edu.br/.