Ouça ao Vivo:

Brasil celebra 135 anos de Proclamação da República

É um momento para refletir sobre os desafios e avanços da democracia brasileira

Era o dia 15 de novembro de 1889 quando um grupo de militares do Exército, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, assumiu o poder. A proclamação da República ocorreu na atual Praça da República, que na época era conhecida como Praça da Aclamação, no Rio de Janeiro.

O feito tirou o Brasil de uma monarquia de quase quatro séculos e tornou o país em uma República presidencialista. Este foi o resultado de um processo político iniciado na década de 1870 que chegou ao seu resultado anos depois.

Naquela época, havia insatisfação entre os militares a respeito dos salários e da carreira e que também queriam o direito de manifestar suas posições políticas. As elites emergentes da sociedade se mostravam descontentes com a sub-representação na política da monarquia e passaram a exigir maior participação pela via eleitoral.

Os liberais defendiam ampliação do direito ao voto para enfraquecer os conservadores e os grandes fazendeiros, mas os conservadores conseguiram aprovar a Lei Saraiva em 1881, que determinou novos critérios para quem teria este direito. Isso fez com que o número de eleitores no Brasil caísse de 1.114.066 pessoas para 157.296 pessoas, o que correspondia a apenas 1,5% da população brasileira.

A Lei Saraiva estabeleceu que fosse eleitor todo cidadão brasileiro que tivesse renda líquida anual não inferior a 200 Reis por imóveis, indústria, comércio ou emprego. Pessoas como ministros, senadores, deputados, juízes, diplomatas, entre outros não precisavam comprovar a renda.

República é um conceito romano, como democracia é um termo grego. A sua origem é do termo ‘res publica’, coisa pública. É por este motivo que se entende que republicano é “aquele que coloca o interesse público acima do interesse particular”.

Com a Proclamação da República, foram trocados os símbolos nacionais e a mudança da forma de governo com o federalismo. No sistema eleitoral, o critério censitário foi abandonado dando lugar ao sufrágio universal masculino para homens com mais de 21 anos.

O Significado Atual do Dia da Proclamação da República

Hoje, o Dia da Proclamação da República é um feriado nacional no Brasil. É uma oportunidade para relembrar e celebrar a mudança que trouxe a forma de governo republicana ao país. Além disso, é um momento para refletir sobre os desafios e avanços da democracia brasileira.

Muitos brasileiros aproveitam o feriado para descansar, viajar, participar de eventos cívicos e culturais ou simplesmente celebrar com a família. É um dia para reforçar os valores democráticos e relembrar a importância de uma sociedade participativa e engajada.

Fonte: Agência de Notícias Alese

Confira a entrevista com o Historiador Munís Pedro Alves:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>