As varejistas começaram a divulgar descontos com um mês de antecedência da Black Friday, que neste ano está marcada para 29 de novembro. No Brasil, muitas empresas optam por ações que se estendem ao longo de novembro ou semanas de descontos antecipados para aquecer as vendas.
Mercado Livre, Casas Bahia e Shopee são algumas que anunciaram ofertas antecipadas. Outras empresas consultadas pela Folha também disseram que terão promoções antes da data oficial.
Calendário de Black Friday de lojas no Brasil:
- Mercado Livre – Promoções disponíveis desde 21 de outubro;
- Casas Bahia – Ofertas disponíveis desde 28 de outubro;
- Americanas – Promoções irão durar o mês de novembro;
- Amazon – Ofertas começam em 4 de novembro;
- Shopee – Promoções disponíveis desde 28 de outubro;
- Shein – Ofertas de 11 de novembro começaram em outubro (21), e de Black Friday estão marcadas para o período de 13 a 30 de novembro;
- AliExpress – Promoções começam em novembro
O Mercado Livre planeja oferecer R$ 40 milhões de cupons nesta edição da Black Friday. As ofertas antecipadas começaram em 21 de outubro, com a campanha “Tá na mão” que promete até 70% de redução no preço.
Segundo estudo feito pela loja com o Mercado Pago, as categorias mais buscadas entre os 27 mil entrevistados são eletrodomésticos, casa e decoração, e eletrônicos, com destaque para o segmento de beleza.
Como fugir de ciladas na Black Friday?
- Planejar, é importante criar um limite de gastos para a data;
- Evitar um parcelamento longo também é uma boa dica para não comprometer as contas;
- Monitore os preços dos itens que procura e se cadastre em newsletters das lojas, para ter acesso a cupons;
- Negociação direta, especialmente em lojas físicas e em produtos de maior valor agregado.
Fonte: O Tempo