A frente fria que chegou à região do Alto Paranaíba na sexta-feira (09) provocou queda de geada em algumas áreas do município de Lagoa Formosa. Na madrugada do último domingo (11) na região de Lavrado a temperatura chegou a 7ºC com sensação térmica de 5°C. Com isso, algumas plantações de hortaliças foram atingidas e ficaram todas comprometidas.
As imagens do local mostram as plantas cobertas por uma camada de gelo, o que causa queimaduras na superfície das folhas. Como resultado do congelamento, há um rompimento na parede celular e até mesmo a morte parcial ou total da lavoura.
A geada chegou de forma inesperada e muitos produtos foram atingidos e danificados. Na região de lavrado foram danificadas plantações de quiabo, abóbora, pepino, pimentão, repolho, alface, tomate, salsa, couve-flor e vários outros produtos.
Uma produtora rural da região afetada pela geada lamentou as perdas. “Eu estava na parte de folhas lá na propriedade e perdi quase tudo. Hoje mesmo (11) eu ia colher repolho para mandar para a Ceasa, mas com a geada os produtos ficaram todos estragados.” Contou a produtora.
As baixas temperaturas no município de Lagoa Formosa e no estado de Minas Gerais devem permanecer assim no início da semana, mas devem se elevar gradativamente no decorrer dos dias. As temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira (12). No entanto, devido à ausência de nebulosidade à noite, as mínimas devem permanecer baixas na próxima semana.
O ar seco presente na estação do inverno favorece a queda da temperatura durante a noite, causando o frio da madrugada. A amplitude térmica é uma característica marcante da época, fazendo com que as temperaturas mais baixas sejam registradas nas manhãs e noites e as mais elevadas no período da tarde. A estação do inverno se encerra no dia 22 de setembro.
Fonte: Vanderlei Gontijo
Confira os danos provocados pela geada em lagoa Formosa:
Imagens da Geada: