O cenário político patense apresenta uma nova movimentação, o vereador João Mara corre risco de perder o mandato de vereador, mesmo após ter sido o parlamentar mais votado nas últimas eleições. O empresário atuante no terceiro setor patense, foi eleito pelo PATRIOTA, porém recentemente durante a janela eleitoral o parlamentar mudou para o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), segundo informações a mudança teria ocorrido com o objetivo de disputar as eleições de 2022.
Porém de acordo com a Reforma Eleitoral de 2015, o mandato pertence ao partido e não ao político que foi eleito. Desta forma a “janela partidária”, permite que em um prazo de 30 dias os parlamentares possam mudar de legenda sem correr risco de perder o cargo atual. O que chama atenção neste cenário é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral no ano de 2018 permitindo apenas realizar a mudança de partido, o parlamentar que já estiver no fim de mandato.
No caso em questão, João Marra foi eleito nas eleições municipais de 2020. Segundo a regra do TSE, a janela partidária que terminou no dia 1° de abril só valeria para os políticos eleitos nas eleições gerais de 2018.
Segundo apurado com o diretório do partido Patriota em Patos de Minas, o diretório estadual do partido, localizado em Belo Horizonte pretende requerer a vaga de João Marra no Legislativo de Patos de Minas. Caso o parlamentar realmente perca o mandato, o primeiro suplente do PATRIOTA é o atual secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Patos de Minas, Ivan Rosa.
O jornalismo da Rádio Clube98, entrou em contato com o vereador João Marra para que ele pudesse se posicionar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria nenhuma resposta foi repassada para a reportagem.